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Campanha Papai Noel dos Correios inicia dia 24 de novembro

Os Correios já estão trabalhando na tradicional Campanha de Natal realizada há 26 anos. No Rio Grande do Sul, as cartas poderão ser adotadas a partir do dia 24 de novembro. Os principais objetivos da campanha são promover a educação e o incentivo à escrita, além de atender aos pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social. No ano passado, somente no Rio Grande do Sul, foram recebidas 117 mil cartas, sendo que 51 mil foram selecionadas e 41 mil, adotadas.

Uma das novidades da Campanha Papai Noel dos Correios no estado é que, em 2015, somente serão selecionadas cartas de crianças matriculadas na rede pública de ensino (educação infantil, creche, pré-escola e ensino fundamental – 1º ao 5º ano, sem restrição de idade) ou em instituições como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos localizados ou que atendam a crianças em situação de vulnerabilidade social. Um dos motivos para essa mudança é garantir que os objetivos principais da campanha sejam cumpridos. Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e instituições que abrigam crianças em situação de vulnerabilidade social, buscando atender a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): Educação Básica de qualidade para todos. Assim, a campanha foi deixando de ser meramente assistencialista e passou a ter uma função mais abrangente, permitindo à empresa oferecer uma contribuição maior à sociedade. O novo formato incentiva a permanência da criança na escola. Além disso, estimula a redação de cartas manuscritas no ambiente escolar, desenvolvendo a habilidade da escrita.

Outro ponto que merece destaque é o alcance de maior efetividade da campanha, já que poderá haver maior seleção de cartas e, com isso, maior adoção. No formato antigo, era grande o número de cartas sem endereços ou com endereçamento incorreto e que por esses motivos não eram selecionadas. Agora, a entrega dos presentes será realizada apenas nas escolas e instituições o que minimiza o risco de a entrega não ocorrer em razão de endereços incorretos, incompletos ou até mesmo ausentes. O novo formato possibilita ainda o verdadeiro atendimento ao público-alvo da campanha, pois será mais fácil de descartar cartas escritas por adultos ou por crianças que não estejam em situação de vulnerabilidade social.

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Lançamento nacional

A campanha acontece nas 28 diretorias regionais da empresa no país. As datas de início e término variam em cada estado. O lançamento nacional da campanha, por exemplo, será feito no Rio de Janeiro na próxima terça-feira, 10 de novembro. Já o lançamento oficial no Rio Grande do Sul, acontece no dia 24 de novembro em evento com a presença do Coral Em CanTo, composto por empregados dos Correios.

Como funciona a campanha

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As cartas enviadas pelas escolas e instituições são lidas e selecionadas. Os Correios selecionam apenas uma carta por criança. Na carta, a criança deve relatar sua história e fazer o pedido de brinquedos, material escolar, roupas, calçados ou bicicletas. Cartas com pedidos de alimentos em geral (cesta básica, ceias de Natal, etc.), ou equipamentos eletrônicos (computador, celular, tabletes ou câmeras fotográficas) não são aceitas. Em seguida, as cartas selecionadas são disponibilizadas para adoção apenas nos locais indicados pela empresa. Os presentes são entregues pelos padrinhos no mesmo local em que a carta foi adotada para depois serem entregues pelos Correios nas escolas e instituições que participaram da campanha. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar o cumprimento desse critério, os endereços não são informados ao padrinho.

Seja um padrinho

Os gaúchos podem adotar as cartinhas que ficarão disponíveis nos pontos divulgados pelos Correios a partir do dia 24 de novembro. Em Porto Alegre, a adoção será realizada na Casinha do Papai Noel dos Correios, localizada no Espaço Cultural Correios (rua Sete de Setembro, 1020 – Térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, no Centro Histórico). O horário será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min e aos sábados, das 9h às 12h. Já no interior, a campanha acontece nos municípios onde existe estrutura operacional para a realização das entregas. Confira a tabela com os municípios participantes no arquivo em anexo.

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