Santa Cruz do Sul conta com mais uma ação voltada às pessoas com deficiência. Na manhã desta terça-feira, 3, dia em que é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, foi lançada a campanha “Celebrar Sem Ferir”, que tem como objetivo estimular a comunidade a utilizar fogos de artifício silenciosos, especialmente com a aproximação das festas de fim de ano. A iniciativa também engloba idosos, enfermos e animais.
A campanha inclui a divulgação de um vídeo sensível e esclarecedor, com a participação de duas mães que representam famílias atípicas: uma mãe de uma criança autista e outra de um filho com paralisia cerebral e problema cardíaco. “O vídeo aborda, de forma clara, os danos causados por fogos barulhentos e o impacto desses episódios para essas famílias”, destacou a coordenadora do Departamento de Inclusão e do Centro Municipal de Atendimento ao Autista – Girassol, Adriele Vargas.
LEIA TAMBÉM: Atleta com deficiência visual é exemplo de superação no judô
Publicidade
Segundo Adriele, a conscientização será promovida por meio de adesivos, da hashtag “Eu Apoio” e de mobilizações em diferentes pontos da cidade. “Vamos conversar com a população e reforçar a importância de aderir aos fogos sem estampido. Como diz o lema da campanha: Para celebrar basta brilhar, e o respeito é o verdadeiro show.”
A iniciativa conta com o apoio de diversos órgãos, como a Guarda Municipal, a Brigada Militar e a Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança. “Teremos blitz educativas e atividades em alusão ao Mês da Pessoa com Deficiência, período em que celebramos os dois anos do Departamento de Inclusão”, acrescentou Adriele.
LEIA TAMBÉM: Entenda o que é o transtorno do espectro autista
Publicidade
Durante o lançamento, foi sugerida uma alteração na legislação vigente, a Lei 8.500 de 2020, para que a campanha se torne obrigatória no município. Além disso, foi proposto que os recursos arrecadados com multas sejam destinados ao Fundo Municipal das Pessoas com Deficiência.
A prefeita Helena Hermany se comprometeu a encaminhar o documento para inclusão na pauta da Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, 4, visando sua votação já na próxima segunda-feira, 9. “É preciso avançar. Nosso município possui muitos recursos, e as políticas públicas devem continuar. Importantes mesmo são as pessoas, não apenas as grandes obras e as placas. São as pessoas que vivem aqui.”
LEIA TAMBÉM: Homem que matou o próprio filho em Vera Cruz é condenado
Publicidade
Ainda na segunda-feira, 2, a Câmara aprovou a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência, iniciativa que permitirá a coleta de dados para desenvolver políticas públicas mais eficientes voltadas a essa comunidade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.