Campanha Novembro Azul alerta para importância de exames preventivos

Neste mês, é realizada a campanha Novembro Azul, dedicada à prevenção do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e corresponde a cerca de um terço dos tumores que ocorrem nas pessoas do sexo masculino. Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, em 2019, o cancro de próstata provocou a morte de 15,9 mil pacientes no País, e cerca de 65,8 mil novos casos foram diagnosticados no ano passado.

Neste ano, as ações da campanha ganham uma relevância ainda maior, já que os últimos dois anos foram de baixa procura pelos exames preventivos. A oncologista do Hospital Santa Cruz (HSC), Alexandra Petri Loureiro, conta que muitos pacientes deixaram de realizar os exames durante a pandemia. “Em virtude disso, estamos observando que os casos de câncer em geral estão sendo diagnosticados mais tardiamente, ou seja, em estágios avançados e com menor possibilidade de cura”, alerta.

Três tipos de exames podem ser realizados para rastreamento do câncer de próstata, visando o diagnóstico em fase precoce. São eles a dosagem sanguínea do PSA (antígeno prostático específico), nas formas total e livre; o exame de toque da próstata, que avalia o tamanho, a textura da glândula e a presença de massas ou nódulos; e também o exame de imagem. Segundo a médica, a doença é assintomática na fase inicial. Porém, quando avançada, pode causar dificuldade para urinar, sangramento urinário e dor nos ossos. Após o diagnóstico, o tratamento deve ser planejado por uma equipe especializada, formada por oncologista, radioterapeuta e urologista.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rádio Saúde aborda o Novembro Azul e a saúde masculina

A recomendação é que as avaliações anuais comecem a partir dos 40 anos e se tornem obrigatórias para homens com mais de 50 anos. “Os principais fatores associados a um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata são a idade acima dos 60 anos, presença de familiares com histórico de câncer de próstata, sobrepeso e obesidade”, explica a oncologista. Para reduzir o risco da doença, recomenda-se mudanças no estilo de vida, como a prática regular de atividades físicas, evitar o consumo de cigarro, bebidas alcoólicas e de alimentos processados e embutidos, além de manter o peso adequado.

Alexandra Petri: diagnóstico mais cedo

Preconceitos são obstáculo

Um dos principais objetivos da campanha Novembro Azul é conscientizar os homens para que deixem de lado mitos e preconceitos, e busquem cuidar de si mesmos. Muitos tratam os exames com displicência e resistem à realização dos testes, especialmente em função do exame do toque retal. “É importante esclarecer que ele não fere a masculinidade do paciente e dura poucos segundos. O exame de toque retal não pode ser substituído pela dosagem do PSA, pois somente o toque pode detectar os tumores que não produzem o PSA”, observa Alexandra Petri Loureiro. Dessa forma, o ideal é realizar os testes em conjunto para que a doença seja diagnosticada mais cedo, o que aumenta as chances de cura.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Sociedade Brasileira de Urologia alerta para queda de consultas durante a pandemia

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.