Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Campanha irá vacinar adolescentes em Santa Cruz do Sul

A partir desta segunda-feira, jovens de 10 a 19 anos serão chamados para comparecer às unidades de saúde e atualizar a caderneta de vacina. Organizada pela Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, a Semana de Vacinação do Adolescente ocorrerá nos postos e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Santa Cruz do Sul. O objetivo é incentivar as pessoas dessa faixa a fazer as vacinas de rotina que compõem o Calendário Nacional dos Adolescentes, como HPV, meningo C, tríplice viral, dupla adulto, hepatite B e febre amarela.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, a enfermeira Raquel Emmel Lopes, é um chamamento para que os jovens se conscientizem sobre a importância de fazer as imunizações. “Geralmente, nessa faixa etária as prioridades são outras e poucos vão até os postos de saúde buscar as doses.” Segundo Raquel, o HPV é o exemplo clássico da baixa cobertura junto às unidades de saúde. “Hoje, em Santa Cruz, a vacina do HPV alcança menos de 50% do público-alvo. Queremos correr atrás dessas pessoas e aumentar os índices.” A orientação, conforme Raquel, é que os adolescentes compareçam aos postos com a carteira de vacinação a fim de facilitar o acompanhamento sobre quais doses ainda precisam ser feitas. 

No sábado, dia 26, uma espécie de Dia D da vacinação ocorrerá na casa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Praça Getúlio Vargas. Uma equipe vai atender das 9 às 14 horas. Quem não conseguir se deslocar aos postos em horário comercial ou à CDL no sábado, ainda poderá comparecer ao Centro Materno Infantil (Cemai), de segunda a sexta, das 7 às 19 horas (sem fechar ao meio-dia). Outra opção é o Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, que funciona das 8 às 12 horas e das 13 às 22 horas. A Semana de Vacinação do Adolescente será de segunda a sexta, dia 25. O o jovem que for aos postos sozinho não precisa levar autorização dos pais. Basta a carteira de vacinação.

Publicidade

Principais doses

Papiloma vírus (HPV)
Meningo C
Tríplice viral (sarampo, rubéola e cachumba)
Dupla adulto (antitetânica)
Hepatite B
Febre amarela

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.