Com o objetivo de colaborar para que as pessoas mais vulneráveis tenham acesso a saneamento básico, a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc), em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação, lançou a campanha Solidariedade que Constrói. A iniciativa quer incentivar pessoas e empresas a doarem móveis e materiais de construção em bom estado que tenham sobrado de obras ou itens novos para o Banco de Material de Construção e o Banco de Móveis, geridos pelo Município.
A iniciativa da Seasc ocorreu por meio de um edital de fomento do Conselho de Arquitetura (CAU/RS). Também apoiam a ação o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) e a Associação do Comércio de Material de Construção (Acomac). De acordo com a arquiteta e presidente da Seasc, Patrícia Lopes Silva, essa ação busca divulgar e fortalecer o Banco de Materiais de Construção para que o Município possa dispor desses materiais para auxiliar as famílias carentes na instalação de pias e banheiros. “Neste momento de pandemia as desigualdades ficam ainda mais explícitas e nós temos que buscar a democratização da arquitetura, para que ela possa chegar aos bairros e comunidades, levando dignidade para as pessoas”, explicou.
LEIA MAIS: Prefeitura cria banco de móveis para ajudar famílias carentes; saiba como doar
Publicidade
A fase inicial do projeto busca o apoio de toda a comunidade para a doação de materiais. A segunda etapa será o desenvolvimento dos projetos novos ou de melhorias pelos arquitetos, organizados pela Seasc e CAU. Já a terceira fase será a execução deles por parte da Prefeitura. As pessoas que tiverem materiais para doação podem ligar no número 3715-1895 e agendar a retirada pela equipe da Prefeitura.
LEIA MAIS: Campanha incentiva doação de materiais de construção e móveis
Publicidade