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Campanha do Sindilojas quer diminuir número de devedores

Apesar de se manter estável, o percentual de inadimplência em Santa Cruz do Sul e região – 12,2% em setembro de 2016 e 12,3% no mesmo mês deste ano – estimula uma ação que visa reduzir o número de devedores. Organizada pelo Sindilojas Vale do Rio Pardo, a campanha Comece 2018 com o Pé Direito incentiva os lojistas a não adiarem o registro no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Hoje o tempo médio para que os estabelecimentos comuniquem o sistema é de 237 dias após o vencimento das prestações. A intenção do sindicato, porém, é que esse período seja reduzido para, no máximo, cem dias. 

Conforme o presidente do Sindilojas, Mauro Spode, quanto mais cedo os empresários encaminharem o registro, mais efetivo será o retorno do pagamento. “Com essa prática, os estabelecimentos ainda evitam que os consumidores efetuem novas compras quando já apresentam sinal de dificuldades de cumprimento de suas obrigações.” Outro benefício é o retorno. Segundo o levantamento do Sindilojas, 23,49% das pessoas que  visualizam o seu nome registrado no SCPC quitam seus débitos em até 30 dias. “É um resultado automático. Eles precisam acertar seus débitos porque os registros da base do SCPC bloqueiam, por exemplo, a operação de crédito para financiamentos.” 

Em setembro deste ano, a inadimplência foi de 12,3%. O índice corresponde a quase 30 mil pessoas nos municípios abrangidos pelo Sindilojas: Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Sinimbu, Vale do Sol, Gramado Xavier, Herveiras, Venâncio Aires e Mato Leitão. Atualmente, cerca de 300 consumidores buscam verificar a sua situação cadastral junto ao Sindilojas.

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Por que devem

Segundo o levantamento realizado pelo Sindilojas Vale do Rio Pardo, 51% dos registros no SCPC são do sexo masculino e 49%, feminino. Acompanhando o cenário em nível de Estado, os principais motivos de inadimplência em Santa Cruz e região são:

  • atraso no pagamento dos salários e aposentadoria;
  • despesas extras com serviços, saúde e educação, entre outros;
  • empréstimo do nome a terceiros;
  • descontrole financeiro;
  • desemprego;
  • esquecimento da data de pagamento.


Maria Cleci: envio de SMS e ligações antes do registro no SCPC. Foto: Bruno Pedry.

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Estratégia reduz inadimplência pela metade

Enquanto os estabelecimentos de Santa Cruz e região costumam registrar os devedores no SCPC em até 237 dias, a Vanusa Esportes, localizada no Centro, espera bem menos. Há cerca de cinco anos, investe em uma estratégia de cobrança que apresenta resultados expressivos e já reduziu a inadimplência pela metade. Segundo a gerente, Fernanda Griebeler Sad, 15 dias após a validade da prestação, funcionários ligam para o cliente e solicitam um agendamento para o pagamento do débito. Se mesmo assim o devedor não aparecer, seu nome é imediatamente registrado no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). 

“É uma medida que beneficia nós e os outros colegas lojistas, já que sinaliza um possível devedor”, explica Fernanda. Outra providência adotada diz respeito à flexibilidade na hora de acertar as contas. “Temos uma mentalidade aberta para negociação. Caso o cliente não tenha condições de pagar todo o valor, nós parcelamos. Melhor receber aos poucos do que não receber nada.” 

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Outra empresa que aposta em um plano de ação para coibir a inadimplência é a Afubra. A nova iniciativa é o envio de um SMS cinco dias depois do vencimento, seguido de uma ligação no décimo dia. “Se mesmo assim a pessoa não paga, encaminhamos o registro para o SCPC em até 35 dias”, diz a gerente Maria Cleci Severo Antunes.

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