A Praça da Bandeira será palco, nesta terça-feira, 3, às 10 horas, do lançamento oficial de uma das campanhas mais significativas para a promoção da saúde da mulher. Trata-se do Outubro Rosa, iniciativa global que visa compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, considerado no Brasil a primeira causa de morte por câncer em mulheres. A realização é da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Coordenadoria da Mulher, e parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer.
LEIA TAMBÉM: Grêmio lança nova camisa alusiva ao Outubro Rosa
Em sinal de alerta, a cor rosa deve ser a mais lembrada durante todo o mês, quando uma série de atividades estarão sendo realizadas no sentido de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O objetivo é mobilizar governos, instituições de saúde e sociedade civil.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Outubro rosa: mamografia e autoexame são fundamentais para prevenção do câncer de mama
Após a cerimônia de abertura, o público poderá participar de atividades físicas na praça, de sorteio e de outras atrações. O cronograma, com ações em diferentes locais durante todo o mês, inclui coleta de pré-câncer, testagem rápida de HIV/Sífilis, testes de visão, orientações sobre direitos da mulher, oficina de automaquiagem para público LGBTQIA+, auriculoterapia e Liang Gong. A comunidade também poderá saber mais sobre os serviços prestados por entidades que auxiliam pessoas com câncer e seus familiares, como Apott, Apecan e a própria Liga Feminina de Combate ao Câncer.
LEIA TAMBÉM: Descubra mitos e verdades sobre o câncer de mama
Publicidade
A titular da Coordenadoria da Mulher, Solange Basso, reforça a programação e pede que a comunidade participe. “É muito importante que as mulheres estejam presentes nestes momentos, busquem aprender, busquem se informar para que tenham melhores condições de saúde e bem-estar. Além das atividades relacionadas à prevenção e ao diagnóstico do câncer, também pensamos em levar algo diferente focando nos aspectos relacionados à autoestima e ao empoderamento feminino. É uma oportunidade para o autocuidado”, disse.
Na mesma ocasião também será aberto o Mês da Longevidade, com uma programação voltada a chamar a atenção para o incentivo e a valorização de um envelhecimento mais ativo, saudável e feliz. A realização é do Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal, Unimed e Unisc.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.