Categories: Regional

Campanha de vacinação tem início com postos cheios em Santa Cruz

Em Santa Cruz do Sul, os 33 pontos de imunização amanheceram nessa segunda-feira com grande procura por parte da população, principalmente daqueles que integram os grupos considerados de maior risco de infecção pela doença. A mobilização deve durar 30 dias e a meta do município é imunizar 80% do público-alvo da campanha.

As filas não demoraram a se formar em diversos pontos de vacinação de Santa Cruz do Sul. O Centro Materno Infantil (Cemai) recebeu centenas de pessoas neste primeiro dia, inclusive o prefeito Telmo Kirst no final da manhã. A maior procura foi por parte de idosos e crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Além deles, estão habilitados para receber a imunização gratuita gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Para diabéticos, cardiopatas ou doentes renais é necessário apresentar indicação médica. As contraindicações são para pessoas com alergia a ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentarem reação anafilática em dose anterior. Outros grupos considerados de risco, como população indígena e pessoas privadas de liberdade, também serão vacinados.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, o primeiro dia foi muito positivo para a campanha, pois o movimento nos postos surpreendeu e superou o registrado nos lançamentos dos anos anteriores. “A procura foi expressiva, o que é muito bom. Se continuarmos neste ritmo devemos atingir a meta sem maiores dificuldades até o encerramento da campanha”, destaca. Hermany também salienta que a Prefeitura está em contato com empresas distribuidoras de medicamentos para garantir que não faltem doses para Santa Cruz do Sul caso o Ministério da Saúde enfrente dificuldades no abastecimento.

Publicidade

No total, são 33 pontos de vacinação no município. Além de ocorrer em todos os postos de saúde, a imunização acontece no Cemai, no Sistema Integrado de Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul, no Centro de Testagem e Aconselhamento (Cemas) e no Sindicato da Alimentação. 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.