Categories: Regional

Campanha de vacinação é realizada pela Compata em Vera Cruz

O Conselho Municipal de Proteção, Assistência e Tratamento de Animais – Compata realiza, a partir de abril, a campanha de aplicação de anticoncepcional, vermífugo e microchip em cães e gatos de Vera Cruz. A atividade percorrerá bairros e localidades do interior do município até o começo do mês de maio. Conforme o coordenador da vigilância sanitária, veterinário André Sant’Anna, o número de aplicações tem variado em cada campanha.

 O vermífugo tem a maior procura e chega a ser aplicado em cerca de 900 animais. A vacina anti cio fica entre 400 e 500 aplicações. Já o microchip é colocado por opção do dono, principalmente em animais resgatados. Nas campanhas são chipados em torno de 20 animais.

“No município são comuns os casos de sarna. Isso preocupa por se tratar de uma zoonose, ou seja, passa de um animal para outro e até para as pessoas. É uma questão de saúde pública. Da mesma forma isso preocupa no caso dos animais de rua, além do descontrole populacional e da segurança no trânsito. Já o microchip, é importante para identificar dono, tanto no abandono, como na fuga, além e evitar gastos públicos com o animal até que o dono seja localizado”, adverte Sant’Anna. 

Publicidade

“Nosso objetivo maior é diminuir a procriação no município. Nesse sentido, focamos também nas castrações. Ainda temos muitos filhotes e por essa razão acontecem muitos abandonos”, lamenta a presidente do Compata. Para as castrações, segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, o município e o Compata firmaram convênio com uma empresa para atender animais resgatados e de rua, que posteriormente são encaminhados para doação.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.