A vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul se inicia nesta segunda-feira, 27, uma semana antes do calendário nacional. A antecipação é uma estratégia definida pela Secretaria da Saúde, com o aval de entidades médicas, para imunizar pessoas dos grupos de risco antes da chegada do clima frio, pois a vacina oferece maior proteção após três ou quatro semanas após a aplicação.
A abertura da campanha ocorre no sábado, 27, às 8h30, nas dependências do Asilo Padre Cacique, na Avenida Padre Cacique, 1178, Bairro Menino Deus, em Porto Alegre. O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, estará presente, bem como o Guri de Uruguaiana ‘garoto-propaganda’ da campanha de mídia da SES/RS. O Padre Cacique foi o local escolhido para o lançamento da campanha por simbolizar e reunir um dos grupos prioritários para a vacinação, que são as pessoas com mais de 60 anos. A instituição, fundada em 1898, abriga hoje 150 idosos, com média de idade em 82 anos.
Dados sobre a vacinação
Publicidade
São cerca de 3,5 milhões de gaúchos que fazem parte dos grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos, com recomendação médica (por problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, entre outros).
Durante o período da campanha, que vai até 22 de maio, a vacinação estará disponível nos mais de 1,8 mil unidades básicas de saúde do RS. No dia 9 de maio está marcado o Dia D da campanha, data na qual os postos de vacinação estarão extraordinariamente abertos. As doses da vacina oferecem proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários.
Publicidade
This website uses cookies.