Categories: Regional

Campanha de vacinação aplica mais de 2 mil doses

Promovida pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação termina hoje em todo o País. Dados do programa municipal de imunizações indicam que em Santa Cruz foram aplicadas, do dia 19 até a última quarta-feira, o total de 2.124 doses em crianças com até 5 anos. São 624 doses a mais do que a média somada para todos os grupos, incluindo gestantes, adolescentes e adultos, quando não há campanha. Conforme a coordenadora do programa municipal de imunizações, Raquel Emmel Lopes, a realização do programa foi satisfatória em Santa Cruz. “Como se trata de uma campanha nova, podemos dizer que foi muito bem aproveitada.  Não faltaram vacinas e a divulgação foi eficiente”, explicou. 

Na região, conforme a coordenadora do setor de imunizações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13 CRS), Marlene Weber Andriolo, 5.413 crianças se deslocaram aos postos de saúde. Desse montante, 50,8% (2.750) precisaram atualizar a caderneta de vacina. “O objetivo dessa campanha era verificar se havia um grande número de crianças com doses em atraso”, explicou. Um dos municípios que apresentou o maior índice de vacinas pendentes foi Rio Pardo, com 75% das crianças. O motivo da baixa procura antes da campanha, segundo Marlene, foi a falta de disponibilidade das salas de vacina nas unidades de saúde da cidade. “Esse tipo de dado mostra a eficácia da campanha. Se 75% das crianças se deslocaram ao posto, constataram que havia pendências e receberam as doses, é porque a campanha foi exitosa”, exemplificou. 

Em Santa Cruz, o abastecimento das vacinas que integram o calendário nacional de vacinação está dentro da normalidade. Como as aplicações aconteceram de forma seletiva para a população-alvo, não houve meta a ser alcançada. De acordo com o Ministério da Saúde, foram enviadas a todas as unidades da federação 26,8 milhões de doses – incluindo 7,6 milhões para a imunização de rotina de setembro e 19,2 milhões de doses extras para a campanha. O público-alvo da ação foram crianças menores de 5 anos, crianças de 9 anos e adolescentes com menos de 15 anos. Balanço parcial da campanha, referente apenas às crianças até 5 anos, aponta que já foram aplicadas cerca de 2,9 milhões de doses em todo o País. Foi a primeira vez que estiveram disponíveis todas as vacinas fornecidas pelo SUS.

Publicidade

NÚMEROS

Veja quais foram as vacinas mais aplicadas em Santa Cruz:

Vacina oral poliomelite: 642
Pentavalente: 305
Febre amarela: 245
Meningocócica C: 158
Vacina inativada poliomelite: 153
Pneumocócica: 149

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.