A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em Santa Cruz do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, de 26 a 29, campanhas de prevenção e sensibilização nos bairros. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão disponíveis a testagem rápida para hepatite B e C. Cada teste leva aproximadamente meia hora e só uma gotinha de sangue é necessária para realizar o procedimento.
As ações serão voltadas para capacitação de profissionais da rede de atenção básica – médicos, dentistas, redutores de danos e agentes comunitários de saúde. Na sexta-feira, 29, pela manhã e à tarde, ocorre na Praça Getúlio Vargas uma ação de orientação e sensibilização da população. Profissionais da saúde estarão disponíveis para informar sobre as hepatites virais. A iniciativa terá a participação das técnicas de enfermagem Elsi Haas e Eloete Stahlecker.
Publicidade
Segundo a enfermeira Vanda Beatriz Hermes, do Programa Municipal da Tuberculose e Hepatites Virais, as capacitações servem para fortalecer os profissionais para o acolhimento e diagnóstico precoce. “A maioria das pessoas desconhece sua condição sorológica para hepatites virais, tornando mais grave a cadeia de transmissão da infecção. Os casos em Santa Cruz do Sul são diagnosticados ano a ano. A hepatite é uma doença silenciosa e que muitas vezes não apresenta nenhum sintoma”, explicou.
Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/NET), do Ministério da Saúde, o número de casos de hepatites virais (A, B e C), de 2001 a 2006, quando ainda não havia o sistema, chegou a 428. Com a implantação, de 2007 a 2015, os casos diminuíram, somando 364. Atualmente o município tem notificados 792 casos de hepatites A, B e C. A referência municipal para o acompanhamento e tratamento da doença é o Serviço Municipal de Hepatites Virais, pelo telefone 3713-4176.
Uma doença silenciosa
Publicidade
A hepatite é a inflamação do fígado, provocada na maioria dos casos por uma infecção causada por cinco vírus principais: A, B, C, D, E. Enquanto A e E são contraídas pela ingestão de água ou comida contaminada, a B, C e D são contraídas através de fluidos corporais, do sangue (compartilhando seringa, por exemplo) ou por via sexual.
Quando os sintomas aparecem, a pessoa sente cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso é importante fazer exames de rotina para detectar a hepatite. Muitas pessoas têm a doença e não sabem. A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus, mas a Hepatite B e C apresentam maior risco de evoluírem e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites acometem cerca de 20 milhões de pessoas em todo mundo, dos quais 1,4 milhão morre a cada ano, em decorrência de complicações pela sua evolução.
Publicidade
Para prevenir a hepatite B e C é aconselhado:
– Tomar a vacina da hepatite B, embora ainda não haja vacina contra hepatite C;
– Usar preservativo em todo contato íntimo;
Publicidade
– Exigir material descartável novo sempre que realizar piercings, tatuagens e acupuntura;
– Não usar drogas injetáveis ou utilizar material esterilizado;
– Não partilhar objetos de uso pessoal como kit de manicure e lâmina de barbear;
Publicidade
– Usar sempre luvas descartáveis se for socorrer ou tratar das feridas de alguém.
Confira a programação
Terça-feira – 26/07
13h30 – Capacitação para os redutores de danos com a farmacêutica do Laboratório Central (Lacen), Daniela Becker
Quarta-feira – 27/07
13h30 – Auditório do Cerest – Capacitação para os agentes comunitários de Saúde do EACS com a enfermeira Vanda Beatriz Hermes
Quinta-feira – 28/08
Dia Mundial Hepatites Virais
8h30 – Unisc (Bloco 35 da Enfermagem – Sala 3530 ) – Capacitação para os médicos e dentistas da atenção básica, com a doutora Luciana de Leon, médica gastroenterologista do Hospital Santa Cruz
Sexta-feira – 29/07
Das 9 às 11h30 – Ônibus das Hepatites na Praça Getúlio Vargas, com atividades informativas para a população
Das 14 às 16 horas – Ônibus das Hepatites na Praça Getúlio Vargas com atividades informativas para a população
Atividades nas Estratégias de Saúde da Família:
– ESF Doutor Pedro Eggler, dia 28 das 8h às 10h, haverá roda de conversa e orientações
– ESF Margarida Aurora – Conversa em sala de espera
– ESF Rio Pardinho – Durante a semana orientada os agentes comunitários de saúde aplicarão um check-list em pacientes com suspeita de risco de exposição. Esses pacientes receberão um vale-teste rápido com o dia e horário em que deverão realizar a testagem na ESF. Serão rastreados pacientes até 59 anos de idade que não possuam esquema de vacina de hepatite B. Também será realizada sala de espera com explanação dos tipos de hepatite e modos de contaminação, sinais e sintomas
– ESF Menino Deus – Testagem rápida para hepatites e orientações em sala de espera
– ESF Bom Jesus – Orientações diárias, testes rápidos com livre demanda e salas de espera.
– UBS Saúde Prisional – Orientação, testes rápidos e avaliação da situação vacinal para os trabalhadores do sistema penitenciário.
This website uses cookies.