Santa Cruz do Sul

Campanha de esterilização de cães e gatos será realizada nesta sexta e sábado em Santa Cruz

A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, realiza nesta sexta-feira, 19, e sábado, 20, mais uma campanha de esterilização de cães e gatos, junto ao CastraPet, instalado junto ao Cras Beatriz Frantz Jungblut, no Bairro Santa Vitória. A ação ocorrerá a partir das 7h30, e vai se estender até 15 horas, sem fechar ao meio-dia.

LEIA TAMBÉM: CastraPet é inaugurado no Bairro Santa Vitória

Serão castrados cães e gatos que estão sob responsabilidade de tutores que se enquadram como baixa renda e adotantes do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) ou de ONGs, com posse do termo de adoção. Além disso, é dada prioridade aos residentes em regiões onde há maior prevalência de animais errantes e/ou em situações de vulnerabilidade, como é o caso dos Loteamentos Beckenkamp e Guarda da Mãe de Deus, Residencial Viver Bem e dos bairros Santuário, Rauber, Santa Vitória, entre outros.

Publicidade

Como funciona o procedimento

Os tutores e seus animais são atendidos por ordem de chegada, sendo feita a identificação por um servidor da Prefeitura, que recolhe informações sobre o cadastro feito previamente e as condições de saúde do animal. Depois disso, um dos integrantes da empresa contratada para operar o CastraPet reúne os tutores e explica como serão os procedimentos até a alta, detalhando os cuidados pós-cirúrgicos e orientações para a retirada de pontos, que deve ocorrer entre 10 e 15 dias após a cirurgia.

A castração é feita por um médico-veterinário. O pet recebe anestesia e é constantemente monitorado por uma equipe. Também é microchipado, ganha medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antibiótico profilático. Ao fim dos procedimentos, é prescrita uma medicação que deve ser administrada pelo tutor de três a cinco dias após a castração e é indicado o uso de roupa cirúrgica ou colar elizabetano, a fim de evitar que o animal retire os pontos e prejudique a cicatrização.

Como cadastrar

Interessados em encaminhar uma castração animal devem fazer inscrição e agendamento em um dos seguintes locais:

Publicidade

  • Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade
    • Rua Coronel Oscar Jost, nº 1432, junto ao Ginásio Poliesportivo
    • De segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas, sem fechar ao meio-dia
  • Cras Beatriz Frantz Jungblut
    • Avenida David Severo Mânica, nº 369, Bairro Santa Vitória
    • De segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas
  • Centro de Bem-Estar Animal (CBEA)
    • Granja Municipal, em Linha Santa Cruz
    • De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30

Documentação necessária:

  • RG, CPF ou CNH;
  • Comprovante de residência;
  • Um dos seguintes documentos abaixo:
  • Comprovante de renda de até um salário mínimo nacional;
  • Cópia da folha resumo do CadÚnico;
  • Cartão Bolsa Família válido;
  • Comprovante de adoção por meio de ONG ou do CBEA.

Animais em situação de rua que estejam sendo cuidados pela comunidade santa-cruzense também podem receber o procedimento gratuito no CastraPet. Neste caso, qualquer morador – na condição de voluntário – pode fazer o cadastro e levar o animal para castrar. A documentação a ser apresentada é a mesma.

LEIA AS ÚLTIMAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.