Campanha de combate à hipertensão terá ações ao longo deste mês

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) promove, durante todo o mês, a campanha de conscientização Abril Verde, para tratar sobre o tema. De acordo com a Sesa, a partir desta sexta-feira, 1º, ações relacionadas ao assunto serão realizadas em todas as 32 unidades de saúde.

Na ESF Boa Vista, por exemplo, a programação já está definida. A unidade, que atende cerca de 2,5 mil usuários, e constatou um número expressivo de hipertensos na localidade, irá intensificar ações para alertar a população. Na próxima semana, agentes comunitários de saúde (ACS) realizarão visitas domiciliares para passar orientações aos moradores, conforme explicou a coordenadora da unidade, enfermeira Glaucia Flores Folgearini. “Cerca de 20% do nosso público é hipertenso, e isso nos deixou preocupados. Por isso, precisamos fazer um trabalho de mobilização”, afirmou. Ainda segundo ela, dinâmicas com orientações serão desenvolvidas na sala de espera, e materiais informativos também serão distribuídos.

LEIA MAIS: Hospital Regional do Vale do Rio Pardo recebe R$ 5 milhões do Avançar na Saúde

Publicidade

A coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Carlin Portugal, salienta a importância de os usuários das unidades de saúde buscarem por atendimento. “Nosso foco é na prevenção. A hipertensão é uma doença silenciosa, e é importante falarmos sobre o assunto para que as pessoas fiquem atentas”, alertou. Ainda conforme Fernanda, apesar de o índice de óbitos em Santa Cruz estar em queda nos últimos anos, a orientação principal é manter hábitos saudáveis, para evitar o problema. “Além de exercícios físicos, alimentação saudável é fundamental, não só focar no uso da medicação”, ressaltou.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 25% dos brasileiros são hipertensos. Em Santa Cruz, aproximadamente 8 mil pessoas atendidas na Atenção Básica sofrem da doença. A proporção de óbitos nas internações por infarto agudo miocárdio, em 2018 era de 14,71%, já em 2021, 5,62%.

LEIA MAIS: Brasil será independente na produção de vacinas ainda em 2022

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.