Com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais, segue até o dia 31 deste mês, a campanha nacional Julho Amarelo em Santa Cruz do Sul. Postos de Saúde e Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Município intensificaram a realização de testes rápidos para o diagnóstico das hepatites B, C, Sífilis e HIV.
Nesta sexta-feira, 20, na Praça Getúlio Vargas, está ocorrendo uma atividade para alertar a população sobre o assunto. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde está no local passando orientações, distribuindo material informativo e realizando testes rápidos. Somente na parte da manhã, 32 coletas foram realizadas e um caso de HIV diagnosticado.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Hepatites Virais e Tuberculose, Vanda Hermes, a campanha é necessária para conscientizar as pessoas sobre os fatores de risco e formas de prevenção. “Ainda há muita resistência à busca de um diagnóstico e ao tratamento, por isso estamos fortalecendo o atendimento às hepatites virais”, afirmou.
Publicidade
Ainda segundo ela, é imprescindível que as pessoas fiquem atentas aos principais sintomas, como fadiga, falta de apetite, pele amarelada e enjoos. “A hepatite é uma doença silenciosa e precisamos ficar atentos”, esclarece.
A atividade na Praça Getúlio Vargas acontece até às 16 horas. No entanto, para quem quiser procurar atendimento nas unidades de saúde, a campanha de luta contra as hepatites virais irá até o fim do mês.
LEIA MAIS: Secretaria de Saúde realiza ação sobre hepatites na Praça Getúlio Vargas
Publicidade