Categories: Regional

Campanha da Fraternidade será lançada nesta quinta

Período litúrgico que vai da Quarta-Feira de Cinzas até o domingo de Páscoa – neste ano celebrada em 4 de abril –, a Quaresma é uma jornada de revigoramento da fé, em uma preparação para a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, na Semana Santa. Nestes 40 dias, as igrejas cristãs convidam os fiéis a percorrer o caminho da santidade baseados em três pilares fundamentais: oração, jejum e caridade. Uma inspiração é o período de 40 dias em que Jesus esteve no deserto, rezando e jejuando, sem ter se desviado de sua missão, mesmo instigado pelas tentações.

No Brasil, uma forma de reflexão para a Quaresma é a Campanha da Fraternidade. Em 2000, foi realizada a primeira edição de forma ecumênica, idealizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). Em 2021, será a quinta vez neste formato. O tema é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”.

O objetivo é convidar as pessoas a refletirem e identificarem caminhos para superar as polarizações e violências, através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade. A inspiração vem da Carta de São Paulo aos Efésios: “Cristo é nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Romaria da Terra é transferida para 2022 por causa da pandemia


Na introdução, os signatários afirmam que, “se percebemos a ausência do diálogo é porque algo não anda bem em nosso testemunho cristão”. A íntegra da justificativa pode ser lida no site da Campanha. No Domingo de Ramos, é feita a coleta de solidariedade, para destinação aos projetos sociais. O embrião da Campanha da Fraternidade foi em 1961, quando três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais.

O cartaz da campanha deste ano

Em Santa Cruz do Sul

Para marcar o lançamento da Campanha da Fraternidade em Santa Cruz do Sul, haverá uma celebração ecumênica na Comunidade Evangélica Centro da IECLB (Rua Venâncio Aires, 307), na quinta-feira, 18, a partir das 19 horas. Haverá transmissão pelo Facebook para evitar aglomerações. O telefone para tirar dúvidas sobre vagas na igreja é 3715 6397. É indispensável o uso de máscaras.

Publicidade

De acordo com o pastor Márcio Arthur Trentini, da Comunidade Evangélica Centro, não haverá uma programação especial neste ano em função da pandemia. “A ênfase será na Campanha da Fraternidade. Teremos os cultos nos dias e horários de costume”, destaca.

A Comunidade IELB da Carlos Trein terá um culto às 20 horas nesta quarta-feira para marcar o início da Quaresma. “É um período para refletirmos sobre o sofrimento de Jesus, deixar os excessos de lado e reforçar a nossa fé”, salienta o pastor Edemar Drews Fuhrmann.

LEIA TAMBÉM: Romaria da Terra é adiada por causa do coronavírus

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.