A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 será lançada nesta quarta-feira de cinzas. A iniciativa é elaborada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), e é apresentada oficialmente desde as 10h30 na sede da CNBB, em Brasília, com transmissão ao vivo por emissoras católicas de rádio e televisão. O foco da proposta neste ano é a qualidade de vida, envolvendo questões relacionadas ao saneamento básico, o desenvolvimento e a saúde integral.
O tema desta edição é Casa Comum, Nossa Responsabilidade, e o lema é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, uma passagem bíblica de Amós, pertencente ao Antigo testamento. A cerimônia de lançamento é presidida pelo bispo da Igreja Anglicana do Brasil e presidente do Conic, dom Flávio Irala.
Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quarta-feira, o atual bispo responsável pela diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Canísio Klaus, comentou sobre a abertura da campanha. Segundo ele, a comunidade santa-cruzense poderá viver a iniciativa através de atividades específicas. “Vamos trabalhar essa ideia a partir de nossos grupos de reflexão, grupos em família, nas pastorais, nos programas em veículos de comunicação e nas catequeses, por exemplo”, explicou.
Publicidade
A proposta do tema e do lema, conforme Dom Canísio, é uma oportunidade para pensar em algumas questões. “Ela é voltada para a grande preocupação com o respeito para com a nossa casa comum, que é o planeta Terra. Se procura, também, uma vida digna tanto para o ser humano quanto para toda a obra da criação”, detalhou o bispo. A partir da campanha, a ideia é alertar a comunidade os demais municípios da região para focarem no zelo por uma vida mais saudável e digna para todos.
A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema “Felizes os que promovem a paz”. A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
*Com informações da Agência Brasil.
Publicidade
This website uses cookies.