Regional

Campanha busca reduzir os acidentes com tratores na região

Com o tema “Não deixe que um acidente de trator faça parte da sua história”, uma campanha será desenvolvida junto a agricultores do Vale do Rio Pardo. A iniciativa foi apresentada nessa semana e tem como objetivo reduzir esse tipo de ocorrência.

A atividade é promovida pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales (Cerest/Vales) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo o coordenador do Cerest/Vales, Luiz Henrique Paim da Rocha, levantamentos feitos pela entidade e apresentados no evento apontam que, na região, nos últimos 15 anos aconteceram 61 mortes decorrentes de acidentes causados por tratores. Destes, 90% envolveram homens, a maioria com mais de 50 anos. Em 2022, foi contabilizada a média de um óbito a cada dois meses. Neste ano, três acidentes fatais já foram registrados.

LEIA MAIS: Cerest/Vales lança campanha de prevenção a acidentes com tratores

Publicidade

O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, ressaltou a importância da mobilização das entidades para conscientizar os produtores rurais quanto ao tema.
O lançamento ainda teve a participação do procurador do MPT, Rogério Fleischmann, a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador e coordenadora do Cerest Estadual, Andreia Gnoatto, e a coordenadora da Comissão Municipal Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Salete Faber.

As palestras foram assistidas por representantes de entidades ligadas aos setores de saúde, agricultura e movimentos sindicais e sociais. Assim, ajudaram a formular estratégias para repassar aos produtores orientações sobre as medidas que precisam tomar a fim de evitar esse tipo de fatalidade.

LEIA TAMBÉM: Acidente com trator mata idoso no interior de Rio Pardo

Publicidade

Orientações

Cuidados com a manutenção dos equipamentos e treinamento dos operadores de máquinas foram assuntos tratados nas palestras do representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados e Assalariadas Rurais (Fetag/RS), Sérgio Poletto, e do engenheiro da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Renan Fagundes.

O procurador Rogério Fleischmann destacou o papel do MPT no planejamento de intervenções dirigidas à proteção dos trabalhadores. Ainda foram distribuídos fôlderes e materiais digitais que serão utilizados para propagar a campanha em ação direta das entidades com os agricultores.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.