Pelos corredores do Ambulatório do Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery, na tarde do último sábado, 7, moradores de Santa Cruz do Sul aproveitaram uma oportunidade única. Com o objetivo de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, a instituição sediou a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em todo o País.
Uma equipe especializada atendeu pessoas com suspeitas da doença. Foram cerca de 100 exames, com alguns encaminhamentos para cirurgia. Segundo a médica dermatologista responsável pela ação em Santa Cruz, Tânia Zuchetto de Almeida, a iniciativa do Dezembro Laranja também procurou orientar as pessoas sobre a prevenção. “Hoje uma das principais formas de proteção é o protetor solar, mas as pessoas ainda resistem em utilizar”, afirma.
Durante os atendimentos, também foram prestadas orientações a respeito dos cuidados, como evitar o sol entre 9 e 15 horas. Os profissionais ainda destacaram a importância do uso de chapéu e roupas protetoras.
Publicidade
Atenção
– Aplique protetor solar FPS 30 ou maior, de duas em duas horas.
Fatores de risco
– Alguém na família já teve câncer de pele.
– Incidência de mais de seis queimaduras de sol durante a vida (daquelas que a pele fica muito vermelha e ardendo).
– Muitas sardas ou mais de 50 pintas no corpo.
– Pele muito clara.
– Ferida que não cicatriza.
– Pinta no corpo que se modifica, muda de cor e de tamanho.
– Já teve câncer de pele.
– Ter mais de 65 anos.
This website uses cookies.