Com o objetivo de reacender a esperança por meio da leitura, o clube de leitura Leia Mulheres de Santa Cruz do Sul, junto de outros parceiros, lançou a campanha Renovando Histórias: ajude a reconstruir bibliotecas escolares. A iniciativa visa arrecadar livros novos e usados para restauração de bibliotecas públicas atingidas pela enchente no município. As prioridades iniciais serão a Escola Municipal Guido Herberts e a Emei Beija-Flor, ambas do Bairro Várzea, um dos mais atingidos pela enchente.
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, Luana Ciecelski, uma das mediadoras do Leia Mulheres, contou que o objetivo é a arrecadação de livros literários infantis e juvenis, novos ou usados. Ela frisou que os exemplares usados precisam estar em bom estado. “Temos que pensar que crianças vão ler, e elas merecem receber o que tivermos de melhor”, pediu.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá programa de auxílio aos negócios impactados; financiamento pode chegar até R$ 60 mil
Publicidade
Luana contou que sua formação como leitora passou pelo espaços das bibliotecas públicas das escolas onde estudou. Nesse sentido, ressaltou a importância de as crianças terem a oportunidade de aprimorar seu lado literário. “Se eu não tivesse tido acesso, não teria essa relação com os livros que tenho hoje.”
Segundo Luana, caso as doações superem as expectativas, escolas de Rio Pardinho e Sinimbu também serão ajudadas pela ação. A campanha Renovando Histórias: ajude a reconstruir bibliotecas escolares vai até o dia 1º de junho e conta com o apoio da Unisc, por meio de seus programas de pós-graduação em Letras e Educação; a biblioteca da Unisc; a Livraria Iluminura e o Sesi. Mais informações sobre a iniciativa podem ser conferidas no Instagram @leia_mulheres_scs.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardinho: correnteza arrastou casas e condomínio ficou em ruínas
Publicidade
As caixas para doações foram disponibilizadas no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (sala 1.024 do bloco 10); na biblioteca da Unisc (bloco 8); na Livraria Iluminura (Rua Borges de Medeiros, 471) e na biblioteca do Sesi (Rua Carlos Trein Filho, 316). Quem não puder ir a um desses locais pode enviar as obras pelos Correios ou demais transportadoras. Os exemplares devem ser destinados ao PPG em Letras, na Avenida Independência, 2.293, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul. O CEP é o 96815 900.
Quem não tem livros físicos, mas deseja ajudar de alguma forma, pode contribuir com qualquer valor por meio da chave Pix e-mail renovandohistoriascampanha@gmail.com.
*Colaboraram os jornalistas Aline Silva e Leandro Porto
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.