Candelária realiza nesta sexta-feira, 13, o Dia D de combate ao câncer de boca. A doença está entre as dez maiores anomalias no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2020 foram registrados 15.190 casos e, destes, mais de 11 mil acometeram pessoas do sexo masculino. Diante desse quadro, o diagnóstico precoce é de grande importância, visto que a taxa de mortalidade é alta.
A ação, denominada nacionalmente de Maio Vermelho, é uma campanha que visa alertar a população a ficar atenta a sinais de lesões bucais. O dia 13 foi escolhido em Candelária para intensificar as atividades preventivas e educativas nos postos de saúde. Também haverá visita ao asilo e envolvimento de dentistas e agentes comunitários de saúde, para exames e orientações, e grupo de sala de espera no Pronto Atendimento Médico Central.
LEIA TAMBÉM: Quimioterapia: alimentação adequada é essencial para o tratamento
Publicidade
Os principais sintomas são feridas na boca que não cicatrizam (mais comum), dor na boca que não passa, nódulo persistente ou espessamento de bochecha, dificuldade para mastigar e para mover a mandíbula ou a língua, dormência na língua ou outras áreas da boca, edema (inchaço) da mandíbula, mau hálito persistente e perda de peso inexplicável, entre outros.
Segundo a coordenadora de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Moema Kraemer, as formas de prevenção são manter uma boa higiene oral, boa alimentação, utilizar proteção solar e evitar consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.
LEIA TAMBÉM: Dia Mundial da Voz alerta para o câncer de laringe
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.