Regional

Campanha Agosto Lilás pretende prevenir a violência contra a mulher em Sinimbu

Sinimbu inicia este mês com a campanha Agosto Lilás. O objetivo é orientar e prevenir a violência contra a mulher. Entre as ações voltadas à causa, está a criação de uma página específica no site do Município, com informações sobre como denunciar situações de violência doméstica. Além disso, estão previstas reuniões e encontros com as comunidades do interior, incluindo uma capacitação, com data a ser confirmada.

Conforme a secretária de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu, Sinara Dhiel, as rodas de conversa no interior do Município acontecerão na próxima segunda-feira, 8, na Água Fria; na quarta, 10, em Linha Paredão; e, no dia 17, em Linha Almeida. Todos os encontros iniciam às 13h30. “Convidamos todas as pessoas interessadas no assunto, principalmente as mulheres, para que participem desses encontros. Será um momento para esclarecer as dúvidas e levar informações. Quem sofre violência doméstica precisa saber que não está sozinha. Todos podem ajudar, seja denunciando ou apoiando a vítima dessa situação. E é isso que buscamos com a campanha”, detalha a secretária.

LEIA TAMBÉM: Vereadoras buscam Centro de Referência para mulheres vítimas de violência doméstica

Publicidade

Como denunciar casos de violência contra a mulher

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.

Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado. Os casos também podem ser denunciados para a Brigada Militar pelo 190 ou ainda pelo Disque Direitos Humanos – o Disque 100.

LEIA TAMBÉM: Aprovada lei que veda nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha

Publicidade

Em Sinimbu, as denúncias também podem ser encaminhadas para órgãos específicos:

  • Brigada Militar
  • Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social
  • Centro de Referência em Assistência Social
  • Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
  • Procuradoria da Mulher

LEIA TAMBÉM: Crimes de violência doméstica reduziram 12% em Santa Cruz no ano passado

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.