Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Acolhimento

Campanha Adote uma Mãe busca presentear mulheres abrigadas através de cartinhas 

Pequena parte das mães participantes com suas cartinhas, no Pavilhão 2 da Oktoberfest. Crédito: Paula Appolinario

Marinês Adriana dos Santos era moradora do Bairro Várzea há três semanas antes da enchente. Ela perdeu tudo. Quando questionada sobre que presente ela gostaria de ganhar no Dia das Mães, pensou no futuro: “Eu quero um curso de cabelereiro”, disse. Segundo ela, o presente vai ajudá-la a transformar sua realidade, da sua mãe, que é idosa, e de seus dois filhos, com idades de 7 e 12 anos.

Marinês, assim como outras 37 mães, têm a expectativa de receber o pedido por meio de um projeto criado pelo Departamento de Inclusão de Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Sul. O “Adote uma Mãe” consiste em acionar a comunidade para adotar cartinhas e atender aos pedidos de doações solicitados pelas mães abrigadas no Parque da Oktoberfest. 

Marinês com sua cartinha aguarda para ser apadrinhada

LEIA MAIS: Governo antecipa metade do 13º salário, destina recursos para hospitais e reforça segurança

Publicidade

Segundo Adriele Vargas, coordenadora do Departamento e uma das idealizadoras do projeto, a iniciativa surgiu a partir de uma conversa com as mulheres por meio dos relatos de suas necessidades após a enchente. “Elas precisam desse olhar cuidadoso e dessa atenção, em especial através de uma doação e apadrinhamento. A gente pede o apoio de empresários, grupo de amigos, que se juntem e adotem uma carta”, comentou. 

Entre os pedidos estão telefones celulares, geladeiras e sofás. Um dos itens mais solicitados é a máquina de lavar. Esse foi o desejo da Alda Cury. Ela quer dar o item para sua filha, Cintia Danielle Winck, que sofre de uma doença que afeta suas mãos. Após perderem os móveis, a mãe teme que Cintia apresente piora no quadro de saúde na hora de lavar roupas de forma manual. 

Cintia e Alda pedem máquina de lavar

Já Luciane Pereira de Barros, viu na ação uma forma de manter contato com quem ela mais ama. “Meu celular molhou na enchente. Não consigo falar com meu filho de 6 anos que está com minha mãe. Estou há oito dias sem falar com ele”, explicou. 

Publicidade

Luciane quer celular para falar com filho

Outros pedidos também fazem desabafos: “Neste dia das mães, eu gostaria de ganhar… Qualquer lugar para morar, não quero voltar”.

Como adotar uma cartinha?

As cartas estão disponíveis no Parque da Oktoberfest. Quem estiver interessado em escolher uma delas e realizar o apadrinhamento pode entrar em contato com Adriele Vargas pelo número (51) 99359-8682 ou Thaís Teixeira pelo (51) 99781-6716. Em breve, elas também estarão à disposição no abrigo.

No próximo domingo, 8, as mulheres receberão uma ação especial em comemoração ao Dia das Mães. Iniciarão o dia com um churrasco no almoço em um restaurante parceiro. Também irão degustar de um café especial, presentes e atividades para seus filhos. A campanha, entretanto, segue ao longo de todo o mês de maio. 

Publicidade

Veja algumas das mães e seus pedidos

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile