ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Caminhos do Tabaco: visitas começaram pelo Paraná

Grupo chegou às 20 horas de ontem a Imbituva (PR), após percorrer 700 quilômetros

As lavouras de tabaco estão presentes em 557 municípios dos três estados do Sul do Brasil. E por algumas dezenas dessas localidades nossa equipe já passou ao longo desse domingo, 16, no trajeto entre Santa Cruz do Sul e Imbituva, com seus 30,5 mil habitantes, no centro-sul do Paraná.

A partir dessa cidade, na manhã desta segunda-feira, 17, iniciou-se efetivamente a quinta edição da expedição Os Caminhos do Tabaco 2020, iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações, que percorrerá propriedades produtoras no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O roteiro foi estruturado de maneira a contemplar um panorama da realidade atual e das perspectivas para o futuro a curto e médio prazos na produção de tabaco na região Sul, sob o patrocínio de entidades, empresas e organizações.

Publicidade

LEIA MAIS: Roteiro da Expedição Caminhos do Tabaco começa nesta segunda-feira

Publicidade

O deslocamento até o Paraná foi realizado ao longo de todo o domingo, 16, com saída defronte à sede da Gazeta, na Rua Ramiro Barcelos, às 9 horas. Foram 700 quilômetros percorridos, via RSC-153, até Soledade, posteriormente ingressando na BR-386 e então rumando no sentido de Passo Fundo e Erechim. O grupo ingressou em Santa Catarina por Concórdia e atravessou esse estado em direção a Caçador, para, via Porto União, já no Paraná, chegar a Imbituva, onde a caminhonete da expedição foi estacionada às 20 horas.

Na manhã desta segunda-feira, 17, o primeiro compromisso efetivo da comitiva foi na propriedade de Felipe da Silva Gomes, em Ipiranga, na divisa com Ivaí. A delegação foi ao encontro de Anderson Rebinski, cuja propriedade situa-se no caminho, e ele acompanhou a visita. Felipe Gomes, ao lado de dois de seus irmãos, cultiva 240 mil pés de tabaco e, mais recentemente, diversificou as atividades com a construção de pavilhão para criar 1,2 mil suínos, além de ter investido em energia fotovoltaica, recurso cada vez mais presente nas regiões que se dedicam ao tabaco.

Publicidade

Após outras visitas a produtores, o dia deverá ser concluído em Rio Azul, onde está agendada entrevista com o prefeito local, Rodrigo Skalicz Solda, atual presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco).

Publicidade

LEIA MAIS: Os Caminhos do Tabaco 2020

CONECTADOS
Portal Gaz e Rádio Gazeta acompanham

Publicidade

A expedição é integrada pelo jornalista Romar Rudolfo Beling e pelo fotógrafo Lula Helfer, da Gazeta do Sul; pelo produtor rural e influenciador digital Giovane Luiz Weber, que assina a coluna “Por Dentro da Safra”, na Gazeta do Sul (atualmente em férias); e pelo funcionário público Alan Toigo, de Água Doce (SC), que dará suporte na edição de imagens. A família de Alan é do meio rural, sendo seus pais criadores de aves e de suínos. Weber e Toigo são também colegas na administração de página na internet, a Fumicultores do Brasil. No Paraná, em algumas das atividades vai se incorporar à equipe o produtor rural Anderson Rebinski, que reside no município de Ivaí e em 2019 acompanhou toda a expedição ao lado de Weber e Toigo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Giovane Weber: histórias de sucesso e de superação

Além do compartilhamento diário de conteúdo em página inteira na Gazeta do Sul, informações atualizadas serão transmitidas sobre a realidade de produção pelo Portal Gaz e ainda pela Rádio Gazeta FM 107,9. Enquanto os expedicionários movimentam-se em visitas a propriedades e em entrevistas com produtores e lideranças, os leitores e os ouvintes poderão acompanhar tudo nas diversas plataformas e enviar mensagens à equipe.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta