Regional

Caminhos do Tabaco: um roteiro pelo ambiente da produção

O grupo Chiquito e Bordoneio conseguiu traduzir, em uma música dançante, aquilo que é percebido no meio rural. “Tudo vem do campo. É do trabalho que vem a prosperidade; é o suor que aduba a terra fértil, que sustenta a cidade”, diz a canção, que também destaca a importância da sucessão familiar para dar continuidade à produção, à tradição e à manutenção e elevação dos resultados nas propriedades.

E, como tudo vem do campo, é a campo que a Gazeta vai para mostrar como se porta uma das mais relevantes cadeias produtivas do Sul do Brasil: a do tabaco. Integrado pelo agroinfluencer Giovane Luiz Weber, pelo jornalista Marcio Souza e pelos responsáveis pelas imagens, Alencar da Rosa e Alan Toigo, o grupo visitará oito cidades de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

LEIA MAIS: Um roteiro pelo universo do tabaco começa neste domingo

Publicidade

O setor teve crescimento de 21,7% nas exportações em 2022, representando US$ 3,05 bilhões. Os dados do último ano representam evolução ainda maior no comparativo com a pré-pandemia. A comercialização para o exterior registrou 11,3% a mais em volume.

A cada ano, a Expedição Os Caminhos do Tabaco parte de Santa Cruz do Sul com um objetivo inalterado, mas cumprindo um roteiro diferente. Em 2022, o começo foi em Arroio do Padre, no Sul do Estado, e de lá seguiu em direção ao Paraná. Em todos os locais foram constatadas a diversificação da propriedade, a intenção da sucessão familiar e a busca por resultados que garantam a subsistência e a possibilidade de investimento.

LEIA TAMBÉM: Descendentes de ucranianos atuam no cultivo de tabaco no Sul do Brasil

Publicidade

Agora, o propósito é mostrar o caminho feito pelo produto até chegar ao Porto de Rio Grande, de onde é enviado para mais de cem países. Para isso, o início será no lado oposto, na cidade de São João do Triunfo, no Paraná. De lá, a equipe descerá pelo mapa até chegar em um dos mais movimentados terminais portuários do Brasil, responsável por embarcar para o mundo o que é produzido, principalmente pelos gaúchos.

Equipe visitará oito municípios na semana

Exceto Rio Grande, que tem como destaque em sua economia o fato de ter a área portuária, os demais municípios a serem visitados têm como característica a produção rural, especialmente do tabaco. De uma forma geral, são mantidos pela agricultura familiar em minifúndios, que representam a produção da fumicultura e, entre uma e outra safra, a implantação de novas culturas, como o milho e feijão.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: uma professora que dá aula na gestão da propriedade no Paraná

Publicidade

De forma consorciada, opções como frutas e hortaliças também ganham espaço, assim como a presença feminina no comando das propriedades e a aplicação das técnicas ESG de gestão, com sustentabilidade, atendimento ao social e governança.

Em área, a mais antiga cidade gaúcha, Rio Grande, é a maior, aproximando-se dos 2,7 mil quilômetros quadrados. Entre as produtoras de tabaco, Mafra, em Santa Catarina, é a que tem a dimensão mais expressiva, com 1.406 quilômetros quadrados. O surpreendente, no entanto, é São João do Triunfo, no Paraná, que tem 720,4 quilômetros quadrados e apenas 0,368 estão no perímetro urbano.

LEIA TAMBÉM: Folhas valiosas: confira suplemento sobre a safra de tabaco

Publicidade

Como o restante do Brasil, as origens das pessoas que moram nesses lugares são as mais diversas. Há descendentes de alemães, italianos, portugueses, ucranianos, poloneses, holandeses, bucovinos, árabes e japoneses. Essa população varia dos 3.408 habitantes de Turuçu aos mais de 212 mil rio-grandinos.

Não faltarão histórias para contar. Elas podem ser acompanhadas diariamente na Gazeta do Sul e nas rádios Gazeta FM 107,9, de Santa Cruz do Sul, e Gazeta FM 98,1, de Sobradinho. Além disso, o diário da viagem estará no Portal Gaz e suas redes sociais.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.