Mesmo após o presidente Jair Bolsonaro pedir, em áudio, para que os caminhoneiros desobstruam as vias porque, segundo ele, a ação “atrapalha nossa economia”, segue na manhã desta quinta-feira, 9, a mobilização no trevo do Gaúcho Diesel, na RSC-287, em Santa Cruz. Por enquanto, veículos passam normalmente pelo local.
Por volta das 8 horas, caminhoneiros estavam sendo convidados a parar e havia veículos no acostamento. O trânsito no local era lento, com formação de filas, principalmente em direção a Candelária. Já por volta das 10 horas, não havia bloqueio no trecho. Os manifestantes não falam em fechamento total da estrada.
Uma das lideranças envolvidas na manifestação, Sebasthian Pereira, explica que não há previsão de término do ato. “Hoje o movimento ganhou mais força. Outros segmentos e empresários estão nos ajudando trazendo alimentos e água. Estamos com uma estrutura boa, com banheiros químicos e até com um guindaste com a bandeira do Brasil.”
Publicidade
Na pauta, a alta dos combustíveis e o Supremo Tribunal Federal (STF). “O STF faz o que quer, acham que o povo não tem voz e vez, mas é o contrário. Não estamos aqui forçando nenhum caminhoneiro a parar, para quem quer. Aqueles que carregam carga viva, alimento perecível e medicamentos não têm a necessidade de parar.”
Quem topou aderir ao movimento foi o caminhoneiro Paulo Gilberto Martinez. “Trabalho aqui em Vera Cruz com o caminhão, transporto brita por ali, e no passar aqui, pelas 7 horas, me convidaram para parar e apoiar o movimento, que eu acho justo. Eu realmente parei por livre e espontânea vontade, fui convidado. Acho justo o movimento para baixar o preço do óleo diesel, principalmente da gasolina, e acho que vem em prol de toda a comunidade. Que baixe o preço para melhorar para toda a classe. Se o transporte barateia, vai baratear o produto também.”
O Comando Rodoviário da Brigada Militar e a Força Tática da Brigada Militar estão no trecho acompanhando as ações.
Publicidade
LEIA MAIS: Rota das manifestações: veja os locais em que há mobilizações de caminhoneiros
Pela região,o bloqueio total no quilômetro 415, na BR-153, em Cachoeira do Sul, foi encerrado por volta das 9h30.
Com informações dos jornalistas Ronaldo Falkenback e Maria Regina Eichenberg
Publicidade
LEIA MAIS: FOTOS: caminhoneiros organizam manifestação no trevo do Gaúcho Diesel em Santa Cruz
This website uses cookies.