A celebração dos 500 anos da reforma do catolicismo romano proposta por Martin Lutero – que originou as igrejas evangélicas luteranas – deve ser celebrada com uma caminhada unindo católicos e evangélicos em Santa Cruz do Sul. A ideia surgiu em uma reunião de padres e pastores do Fórum Ecumênico do município, realizada na última quarta-feira.
A procissão ocorrerá no ápice das comemorações, em 31 de outubro, com saída da Catedral São João Batista, na Rua Ramiro Barcelos, e chegada na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IELB), na Rua Venâncio Aires.
O encontro do Fórum Ecumênico, realizado na sede da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase), contou com a presença do padre Erico João Hammes, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Porto Alegre. Hammes apresentou um panorama sobre os materiais que estão sendo produzidos pelas igrejas de outras cidades, além de exemplos dos eventos organizados no Estado. As comemorações visam reforçar a comunhão entre as duas vertentes do cristianismo que, apesar das suas diferenças, buscam celebrar o que há em comum.
Publicidade
De acordo com o pastor Márcio Trentini, da IELB do Centro, a reunião de quarta-feira foi apenas o início dos preparativos. Nas próximas semanas, o grupo vai buscar parcerias com outras entidades do município, como a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), para formatar a programação. “Diversas atividades devem acontecer até outubro, muitas delas voltadas para a formação”, salientou.
This website uses cookies.