Educação

Caminhada pela paz reúne mais de 500 alunos em Venâncio Aires

Promover a cultura da paz nas escolas. Este foi o propósito da Caminhada pela Paz 2023, realizada pela União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva), na manhã desta segunda-feira, 26, em Venâncio Aires. A atividade reuniu estudantes de escolas das redes estadual, municipal e privada, e autoridades locais e estaduais.

A caminhada teve início em frente à sede da 3ª Companhia da Brigada Militar, na Rua Henrique Mylius, onde 593 alunos e 38 professores reuniram-se para a leitura de uma carta-manifesto para agradecer o apoio dos profissionais da segurança aos educandários. Após, um abraço simbólico em torno do prédio da instituição, foi realizado. Em seguida, os alunos, professores e autoridades, caminharam até em frente à Igreja Matriz São Sebastião Mártir, onde foi encerrada a atividade.

LEIA TAMBÉM: Alunos da rede municipal de Vera Cruz recebem orientações sobre finanças

Publicidade

Para o secretário municipal de Educação, Émerson Eloi Henrique, o momento é fundamental para trabalhar este assunto de paz nas escolas, tendo em vista os últimos acontecimentos de ataques à escolas no país. “Trabalhamos por uma diálogo não violento. Por isso, contamos com a parceria da Brigada Militar, por meio da Patrulha Escolar, e outros órgãos ligados à segurança.”

Conforme o secretário da pasta, a caminhada é um momento dos adolescentes mostrarem à comunidade a importância do tema. “O Poder Público se aconselhou, junto aos órgãos de segurança, para ver onde podemos melhorar. Temos que agir e trabalhar com inteligência, e, é isso, que esta caminhada quer mostrar para nossa população,” ressalta.

O movimento pela paz é realizado desde 2005. Foi interrompido em 2019 em virtude da pandemia, e retomado com a edição deste ano. O ato também marcou os 11 anos de atuação da Comissão Interna de Acidentes e Violência (Cipave), nas escolas de 30 municípios. Para o assessor da União dos Estudantes, André Henckes, foi um momento para celebrar e agradecer. “Temos que enaltecer o trabalho das instituições de segurança em nossas escolas.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Reformas em espaços culturais e VolskPark: veja anúncios feitos no Café da Imigração

Henckes explicou que a Cipave é formada por toda a comunidade escolar, como pais, alunos, educadores e funcionários das escolas. “Estamos sempre trabalhando com palestras, rodas de conversa e outras atividades que promovam a paz,” destacou.

O prefeito Jarbas da Rosa, ao fazer uso da palavra, enalteceu o trabalho organizado pela União dos Estudantes. “É importante mostrarmos que podemos, sim, ter um mundo com menos violência. Isso começa dentro das escolas.”

Publicidade

Foto: Rafaelly Machado
Foto: Rafaelly Machado
Foto: Rafaelly Machado
Foto: Rafaelly Machado
Foto: Rafaelly Machado
Foto: Rafaelly Machado
Foto: Rafaelly Machado

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.