Categories: Centro-Serra

Caminhada na Natureza chega à 12ª edição

Com concentração em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, no início da noite desse sábado, 4, mais de 70 caminhantes deram início à 12ª edição da Caminhada na Natureza em Sobradinho. A iniciativa, desta vez, foi realizada em versão noturna, para que fosse possível sentir o clima mais ameno e admirar a natureza à noite, com seus sons e diferenciais, oportunizando momento de pausa, reflexão e integração entre os participantes.

Após percorrer o sentido Centro-Bairro Pinhal, os caminhantes seguiram na direção de Linha Brasileira e ingressaram na mata, onde iluminados por lanternas fizeram o percurso mais íngreme do trajeto. Logo após ingressam em Linha Tupi, direcionando-se sentido cidade. O trajeto foi de pouco mais de 11 quilômetros, com uma duração de aproximadamente duas horas.

Bênção aos caminhantes pelo padre Gelso Bernardy
Alongamento
Início do percurso
Iniciando trajeto em estrada de chão

A parada para degustação de café colonial ocorreu na sede da AABB, na entrada de Linha Tupi, recebidos pela anfitriã Preta Linhar e auxiliares. Ela se disse muito feliz e agradeceu a todos, convidando para que retornem em uma próxima oportunidade.

Publicidade

Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adriano Dreher, o projeto Caminhadas na Natureza iniciou em 2017. “É uma forma de incentivo ao turismo rural, fortalecimento da agricultura familiar. A última edição havia ocorrido em 16 de outubro, com 140 caminhantes. Entre eles, pessoas da capital, de Santa Cruz do Sul, da Quarta Colônia. Estas pessoas vem a Sobradinho, se hospedam aqui, se alimentam, contribuem para a economia também e levam o nome da cidade para outros lugares. A caminhada é um incentivo a conhecer as nossas belezas do interior”, reforça.

LEIA TAMBÉM: 11ª Caminhada na Natureza reúne 140 participantes

Segundo Luciano Turcato, um dos organizadores, percebe-se uma grande hospitalidade das pessoas em receber os visitantes e buscando fazê-los retornar ao município e contribuir na divulgação da iniciativa. Durante o trajeto houve também muita descontração e um caminho iluminado como surpresa.

Publicidade

Mais de 70 pessoas participaram desta edição

O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da regional de Soledade, Carlos Côrrea da Rosa, participou e integrou a equipe organização. “Estou muito feliz e satisfeito, pois em 2008 eu trouxe essa proposta para o Rio Grande do Sul. Conheci a metodologia de caminhadas na natureza na Emater do Paraná. Trouxemos a ideia para Sobradinho e a equipe adotou a iniciativa. E a proposta é essa, tirar as pessoas da comodidade da casa para conhecer o meio rural em seu próprio município e degustar um café da colônia. Além de conhecer pessoas novas. Estamos muito satisfeitos, encerrando 2021 com chave de ouro com a realização de duas caminhadas, pois estávamos parados em razão da pandemia. E, que em 2022, no mínimo três edições consigamos realizar para a comunidade de Sobradinho e Centro-Serra”, enfatiza.

Para o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Rotiere Guarienti, que esteve no apoio, a caminhada noturna alia o exercício físico, o contato com a natureza e possibilita momento de reflexão, de pensar na vida. “A caminhada foi um sucesso novamente. É uma satisfação para quem organiza. E conseguimos ver no rosto das pessoas que estão contentes. O clima à noite também ajuda, sendo mais fresquinho”.

LEIA TAMBÉM: Caminhada na Natureza vira exemplo no Estado

Publicidade

Entre os caminhantes esteve o ibaramense, morador de Santa Maria, Alberto Olivier. “A gente vai longe quando a coisa é boa. Sobradinho está de parabéns. Um ótimo passeio. Nunca havia participado de uma caminhada assim. Gosto de exercício, de caminhar. E de forma bem descontraída. Alguns trechos mais difíceis, mas bons. Uma atividade muito saudável em todos os aspectos”, destaca.

O sobradinhense Sérgio Bernardy, aos 82 anos, não perdeu a oportunidade de participar em mais uma edição. “Estou aproveitando o tempo. Já participei outras vezes. Essa já é minha segunda caminhada noturna. Caminho bastante no dia a dia, também próximo a natureza, mas é sempre diferente. Nesta noite, lá no alto, até me perdi, não sabia referenciar onde estávamos. Depois me encontrei”, revela, com alegria. “É uma turma grande, vi bastante gurizada desta vez. Enquanto tiver força vou continuar”, acrescenta.

Sérgio Bernardy, aos 82 anos, é participante assíduo das caminhadas

A realização do evento é da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Emater, Grupo de Caminhantes Caminhos do Campo e Casa da Cultura. A próxima edição das Caminhadas na Natureza deve ocorrer em fevereiro.

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.