Santa Cruz do Sul está prestes a aderir a um evento que já acontece em outras 466 cidades ao redor do mundo. Ocorreu, na manhã desta quinta-feira, 17, na Unisc, uma reunião para a organização da primeira edição do Jane’s Walk no município. O evento será realizado na tarde de 26 de novembro.
A caminhada busca promover o debate e o olhar crítico sobre o espaço urbano e a utilização pela sociedade, a partir de passeios em diferentes pontos das cidades. A iniciativa, que surgiu em Toronto, no Canadá, também é uma homenagem à ativista Jane Jacob. Grande pensadora da dinâmica das cidades, a partir de observações durante caminhadas, ela é autora do livro “Morte e vida de grandes cidades”, de 1961, que revolucionou o planejamento urbano.
LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo lidera votação da Consulta Popular no Estado
Publicidade
Conforme o coordenador do Grupo de Pesquisa de Estudos Urbanos Regionais da Unisc (Gepeur), Rogério Silveira, os problemas urbanos contemporâneos fazem com que o nome de Jane ressurja com força. “Queremos propor um olhar mais crítico, de preservação, das ruas como lugar de convívio e encontro”, defendeu.
De acordo com Silveira, a atividade também traz para o debate questões como acessibilidade e mobiliário urbano, entre outros temas. Para ele, o evento permite aos participantes visualizarem aspectos que não são percebidos de dentro dos automóveis ou durante a correria do dia a dia. “É uma caminhada reflexiva sobre a cidade em que vivemos”, avaliou.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura instala faixas elevadas em dois pontos de Santa Cruz
Publicidade
O arquiteto e urbanista Paulo Jorge Riss da Silva, da Secretaria de Planejamento e Orçamento, ressaltou que a Jane’s Walk busca atrair atenção para os aspectos diversos das cidades, criando uma rede multidisciplinar e interinstitucional de discussão desta temática. A Jane’s Walk de Santa Cruz do Sul adotou o tema “Olhares da DiverCIDADE”.
O trajeto previsto é pela rua Marechal Floriano, da Padaria Pritsch até o Monumento ao Imigrante, com saída a partir das 15h30. O ponto de concentração para os participantes será no bar SecretSpot (na Rua Ten. Coronel Brito, 1122), às 14 horas. A caminhada é organizada pelo Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos e Regionais (GEPEUR), do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC e pelo Observatório do Desenvolvimento Regional (Observa DR). O apoio é da Translab.Urb, Prefeitura de Santa Cruz do Sul, cursos de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social e História (Unisc), Lasmob, Seasc, Setorial de Patrimônio Cultural (Conselho Municipal de Cultura) e Secretspot Garden Bar.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.