Uma centena de idosos participaram na manhã desta sexta-feira, 23, da Caminhada da Cidadania. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas, é uma atividade em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Antes das 9 horas eles já estavam concentrados em frente à Catedral São João Batista, de onde seguiram pela Rua Marechal Floriano até o Parque da Oktoberfest, com balões, faixas e cartazes.
Também participaram da caminhada membros do Creas, servidores da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, representantes do Conselho Municipal do Idoso, usuários do Centro de Convivência da Melhor Idade, além de grupos de idosos de Linha Santa Cruz e alunos do Programa Reativar.
Publicidade
Durante o percurso foram distribuídos folhetos chamando a atenção para os casos de violação dos direitos dos idosos. Ao final da caminhada, a assistente social Emília Fabiana Rasquinha fez uma breve explanação sobre o aumento da violência. Em 2015 foram registrados no Creas 37 casos de agressão a pessoas acima de 60 anos de idade, em 2016 o número saltou para 56 casos e este ano já são 68.