O premier britânico, David Cameron, anunciou nesta segunda-feira, 11, que deixará o cargo na quarta-feira, 13, e quem deve assumir seu posto é a ministra do Interior, Theresa May, após ficar sozinha na campanha pelo cargo. “Amanhã, irei liderar minha última reunião de gabinete. E, após isso, espero entregar minha renúncia”, declarou Cameron a jornalistas.
O anúncio foi feito após a ministra de Energia Andrea Leadsom informar na manhã desta segunda-feira que deixará a corrida pela liderança do Partido Conservador e, por consequência, ao cargo de premier. Desta forma, May, que já tinha a maioria do apoio dentro da legenda, tornou-se a única candidata ao cargo. “Não vamos ter uma campanha eleitoral prolongada. Acho que Leadsom tomou a decisão certa de se retirar”, disse Cameron.
O premier ainda elogiou sua sucessora. “[May] é forte, competente e mais do que capaz da liderança que o país irá necessitar
Publicidade
Cameron anunciou que deixaria o cargo após a maioria dos britânicos votar pelo Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), no final de junho. Com May, o Reino Unido voltará a ser governado por uma primeira-ministra mulher, cerca de 26 anos após a conservadora Margaret Thatcher, que liderou os britânicos entre 1979 e 1990.