Categories: Esportes

Camarões vence Egito de virada e conquista o penta na Copa Africana de Nações

A seleção de Camarões venceu o Egito por 2 a 1, neste domingo, 5, de virada, no Estádio L’Amitié Sino, em Libreville, e conquistou o título da Copa Africana de Nações realizada no Gabão. O time camaronês alcançou o seu quinto título da competição continental. Burkina Faso venceu Gana por 1 a 0 e garantiu o 3º lugar.

Apesar da derrota, o Egito segue como maior vencedor do torneio, com oito títulos, enquanto Camarões se isolou como o segundo. Esta foi a terceira final entre as duas seleções, e o time egípcio havia ficado com o troféu nas oportunidades anteriores: 1986 e 2008.

A conquista ainda serviu para levar a seleção de Camarões à Copa das Confederações, que será realizada entre junho e julho deste ano, na Rússia. A seleção africana vai jogar no Grupo B, com Chile, Alemanha e Austrália. No Grupo A aparecem Rússia, Nova Zelândia, Portugal e México.

Publicidade

Na campanha pelo título, Camarões largou mal, classificando-se apenas na segunda colocação do Grupo A, que ainda contava com Burkina Fasso, Guiné-Bissau e Gabão. Na fase mata-mata, a partir das quartas de final, a seleção camaronesa eliminou Senegal, nos pênaltis, e Gana. Já o Egito aparecia como favorito, já que liderou invicto a chave com Gana, Mali e Uganda, e ainda passou por Marrocos e Burkina Fasso antes de sucumbir na decisão.

Na partida deste domingo, o Egito saiu na frente e abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo. Após boa troca de passes pelo lado direito, Elneny recebeu na grande área e chutou forte no alto, sem chances de defesa. Já na segunda etapa, Camarões buscou o empate aos 13 minutos. Após cruzamento pelo lado esquerdo, Nicolas N’Koulou subiu mais alto que a zaga adversária e testou para as redes.

Quando o jogo se encaminhava para a prorrogação, a seleção de Camarões tratou de garantir a virada. Aos 42 minutos, Aboubakar recebeu longo lançamento na entrada da área, matou no peito, aplicou um chapéu no marcador e mandou para o gol antes que a bola quicasse, marcando um golaço que valeu o título da Copa Africana para os camaroneses.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.