Pouco mais de três anos após a última atualização do Plano Diretor de Santa Cruz, a Câmara vai reabrir o debate sobre os coeficientes construtivos do município – ou seja, os índices que determinam quantos metros quadrados podem ser construídos em um terreno. Os vereadores aprovaram na sessão desta semana a realização de uma reunião especial para tratar do assunto. Ainda não há data definida, mas deve ocorrer ainda neste ano.
Segundo o proponente na Câmara, Gerson Trevisan (PSDB), um dos objetivos é discutir a multiplicação dos loteamentos horizontais e os impactos ambientais disso. Segundo ele, muitos municípios vêm caminhando na direção contrária a esse modelo.
LEIA TAMBÉM: Votação do projeto dos copos plásticos é adiada
Publicidade
Embora tenha votado a favor da realização da reunião, o líder de governo na Câmara, Henrique Hermany (PP), cobrou que mais setores sejam incluídos no debate. O requerimento de Trevisan previa que fossem convidados representantes do Sinduscon, Prefeitura e dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unisc.
Henrique defendeu “cautela” na criação de estímulos à verticalização. Afirmou que é preciso observar os reflexos em termos de mobilidade urbana e saneamento e preservar as características da cidade, sobretudo de regiões de perfil residencial. “Em 2019, tentou-se trazer esse tipo de alteração para dentro do Plano Diretor e não houve êxito. Agora, como há uma nova legislatura, está se tentando novamente. Mas isso foi muito bem discutido naquela época”, alegou. O progressista pediu ainda que sejam chamados para a reunião também representantes de associações de moradores, Corsan e Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA EM PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!