Política

Câmara realiza homenagem à Liga Feminina de Combate ao Câncer

De autoria do vereador Raul Fritsch (Republicanos), foi realizada na noite desta segunda-feira, 3, uma sessão solene em homenagem à Liga Feminina de Combate ao Câncer. A entidade assistencial está completando 45 anos e trabalha há mais de 66 anos no auxílio aos doentes carentes portadores de câncer, e na prevenção desta patologia junto à comunidade.

A Liga foi fundada em 30 de abril de 1954 por dona Henriqueta Flores, que foi sua presidente por 17 anos. Sediada no Hospital de Oncologia Santa Rita, no Complexo Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, busca através de seu comprometido grupos de voluntárias atingir a missão de amparar os pacientes carentes, nas suas necessidades físicas, sociais e emocionais.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa mostra mitos e desinformações sobre o câncer de mama

Publicidade

Durante 24 anos, Lygia Pratini de Moraes, expandiu a liga em diversos municípios, prosseguindo no auxílio ao aparelhamento do hospital oncológico. Atualmente, o Estado conta com 87 ligas regionais, as quais seguem os princípios da liga mãe. Desde 1975, a Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul, integra a rede feminina nacional de combate ao câncer, participando de reuniões e congressos anuais nacionais, realizados a cada dois anos em diferentes pontos do Brasil.

Núcleo de Santa Cruz do Sul

O núcleo de Santa Cruz do Sul foi fundado no dia 28 de abril de 1977, na antiga Câmara de Vereadores, anexo ao prédio da Prefeitura, no Palacinho.  Em 2022, completou seus 45 anos. O ato de fundação contou com a participação de Lygia Pratini de Moraes, presidente da Liga Feminina do RS, e Edeltraud Frantz, esposa do então prefeito de Santa Cruz do Sul, Arno João Frantz.

A primeira diretoria em Santa Cruz do Sul foi composta por Renata Becker Jucá, como presidente; vice-presidente, Eleonora Pereira Sperb; 1ª secretária, Dulce Schramm; 2ª secretária, Glecy Terezinha Krindges; 1ª tesoureira, Altair Gil; 2ª tesoureira, Flora Dorneles; tendo como diretora social, Irmtraud Carla Schuck. Em 6 de maio de 1977, Edeltraud Frantz foi indicada como coordenadora das conselheiras.  Em 1979 foi iniciado Clube do Siri.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Campanha Outubro Rosa terá programação especial em Santa Cruz; confira

A partir de 1980 iniciou-se a realização da eleição da Glamour girl, com baile beneficente, visando também a conscientização e orientação de jovens sobre a necessidade de cuidados sobre o câncer.  Foi eleita como primeira Glamour girl, Isabela Beck da Silva.  Por muitos anos realizou-se o pedágio da esperança, iniciado em maio de 1978, ajudando na arrecadação para despesas da entidade com o trabalho da assistência.

No ano de 2000, o núcleo regional da liga feminina de combate ao câncer do RS, foi desmembrado, se tornando a Liga Feminina, independentemente onde se constituiu uma sede própria, bem como personalidade jurídica, não mais sendo somente um núcleo ligado a liga estadual. O serviço de assistência ao doente carente foi realizado durante 10 anos por Marliese Schneider, em sua própria residência, atendendo os mais necessitados dando apoio psicológico e suas necessidades familiares, assim colaborando com o bem social da comunidade. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz lança a campanha do Outubro Rosa

No dia 2 de setembro de 1996, a liga conquistou seu espaço. Foi cedida uma sala junto ao Hospital Santa Cruz, pela direção do hospital a título de colaboração para a comunidade. Com o passar do tempo, a liga conquistou um espaço maior, com diversas salas e um amplo espaço para reuniões e atividades, no mesmo hospital. No início de 2015, a Liga transferiu-se para um espaço cedido pelo Hospital Ana Nery, junto ao ambulatório do Centro de Oncologia Integrado (COI), para estar ainda mais próximo ao paciente.

A missão da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul é a conscientização da sociedade, para a prevenção do câncer e o auxilio ao tratamento do doente carente, procurando amenizar seu sofrimento e colaborar para a sua recuperação.

Publicidade

Ex- presidentes

  • Renata Becker Jucá: 1977 a 1983
  • Marisa Freitas Frank: 1983 a 1984
  • Isabel F. Peterlongo Tatsch: 1984 a 1986
  • Edeltraud Eggler Frantz: 1986 a 1989 e depois eleita presidente de honra
  • Belkis T. Gaspary: 1989 a 1992
  • Darci Lourdes Schabbach: 1992 a 1998
  • Lais Rockenbach: 1998 a 2002
  • Maria Celita Scherer: 2002 a 2004
  • Jani Alves: 2004 a 2008
  • Berenice Schramm: 2008 a 2014
  • Norma Horta: 2014
  • Jacira Assmann: 2014 a 2017
  • Michele Henn Waechter: atual presidente

Atual diretoria

  • Presidente: Michele Henn Waechter
  • Vice-presidente:  Viviane Schwengber
  • 1ª secretária: Janice Ellwang
  • 2ª secretária: Angela Pessoa
  • 1º tesoureira: Maria Bernadete Farias Souza
  • 2ª tesoureira: Marla Hansen

Projetos

  • Projeto Mãos Ligadas
    • Ocorre às quartas-feiras, no qual os pacientes desenvolvem atividades manuais, motivacionais, praticam yoga, aula de dança e música ministradas por profissionais voluntárias.
  • Projeto por amor
    • Tem por objetivo despertar na criança e adolescente a conscientização da necessidade do autoconhecimento do seu corpo e serem feitos exames preventivos.
  • Projeto “Por me amar, cuida de ti”
    • Este projeto está sendo desenvolvido nas escolas municipais da zona urbana e no meio rural. As crianças e adolescentes confeccionam colares com diferentes tamanhos de pérolas (simbolizam os nódulos do câncer) que são entregues a figura feminina mais próxima delas.
  • Projeto mãos que se ligam
    • Acontece no Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery. Neste um grupo de voluntárias leva lã e agulhas aos pacientes que estão aguardando a sessão de quimioterapia ou radioterapia do hospital, e os ensina a desenvolver “quadrinhos” de tricô; depois todos os quadrinhos feitos são unidos em uma colcha que é destinada aos mais carentes. É uma maneira de se aproximar dos pacientes e também de diminuir sua ansiedade.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.