Categories: Centro-Serra

Câmara discute transporte escolar e abertura das canchas de bocha

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Sobradinho, nessa segunda-feira, 3, foram pauta a situação das empresas do transporte escolar e a realidade das canchas de bocha diante da pandemia da Covid-19, além da inauguração da fábrica de produtos de limpeza Vitória. Foi aprovado um projeto de lei que autoriza o Executivo Municipal a firmar convênio visando a continuidade do trabalho de confecção de carteiras de identidade.

No uso da tribuna livre, a empresária Suzana da Rosa, representando a classe do transporte escolar, salientou a situação enfrentada diante da pandemia, destacando que a empresa está parada desde o dia 19 de março. Conforme Suzana, foi realizada uma reunião com o prefeito, mas até agora a Prefeitura não apresentou nenhuma solução para amenizar a situação. A classe pede que seja repassado um valor como uma forma de adiantamento para as empresas conseguirem se manter. Suzana frisou que não sabe se vai conseguir sustentar a empresa até o retorno das aulas presenciais, que não tem data prevista.

A empresária enfatizou que no contrato firmando com a administração municipal existe uma cláusula que fala sobre a manutenção do equilíbrio financeiro das empresas. Ela pediu o apoio dos vereadores para sensibilizar o prefeito e a assessoria jurídica, buscando encontrar um caminho para auxiliar a classe, que, segundo ela, foi abandonada. Suzana não defendeu o retorno das aulas, mas pediu que as empresas possam receber um recurso para conseguir quitar suas contas. Os vereadores ressaltaram que irão se reunir com o prefeito para tratar da questão. 

Publicidade

Também usando o espaço da tribuna, Rudi Mayerhofer, morador da localidade de Arroio Bonito, falou sobre a abertura das canchas de bocha. Tesoureiro da comunidade, ele ressaltou que não está fácil manter as contas em dia. Mayerhofer salientou que a comunidade havia se enquadrado nas exigências solicitadas pelos bombeiros, o que gerou despesas, que agora, com as portas fechadas, estão difíceis de serem quitadas. 

O vereador Jeferson Matana (PSB) disse se solidarizar com as situações relatadas na sessão. Ele enfatizou que “se a máscara protege, então não há nenhum problema em trabalhar com o uso do equipamento de proteção”. 

Valdecir Bilhan (PTB) parabenizou a fábrica de produtos de limpeza Vitória pela inauguração, diante de todos os percalços enfrentados durante três anos para colocar o local em funcionamento. O vereador ainda defendeu a possibilidade da Prefeitura ceder lotes para empresas se instalarem no Parque da Fejão.

Publicidade

Solange Guerreiro (MDB) se solidarizou com a situação das empresas de transporte escolar e salientou ainda que, como eles, os agricultores não receberam nenhuma ajuda por parte do governo. A vereadora voltou a defender o retorno das aulas. 

O vereador Luiz Freitas (PP) disse que muitas pessoas já perderam seus empregos durante a pandemia e defendeu que as atividades econômicas precisam ser retomadas. Freitas ainda destacou que uma das emendas que fará à LDO deste ano se refere ao turismo local, e também sobre a colocação de toldos nas unidades de saúde. O parlamentar ainda ressaltou que Sobradinho precisa investir na telemedicina.

Tuki Siman (PDT) disse que também vai apresentar LDO sugerindo aumento no valor repassado aos bombeiros voluntários. O parlamentar frisou que é preciso entrar em contato com a Unisc para saber se a instituição de ensino vai construir na área cedida pela Prefeitura e apoiou a manifestação de Suzana da Rosa.

Publicidade

A vereadora Maxcemira Trevisan (PTB) defendeu que o governador deveria dar autonomia para os prefeitos, já que, conforme ela, são eles que conhecem a realidade de cada município. Max ressaltou a inauguração da fábrica Vitória, destacando que a família comemora a abertura depois de uma luta intensa para concretizar o empreendimento. 

Éder Librelotto (PP) disse que falta coragem do prefeito em relação às empresas de transporte escolar, salientando que é preciso ajudar quem sempre se dedicou e prestou um serviço de qualidade para o município. O vereador também se solidarizou com as comunidades do interior. 

LEIA MAIS: Casos de Covid-19 em Sobradinho chegam a 17

Publicidade

 

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.