ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Câmara decide nesta segunda se abre processo de cassação contra Henrique Hermany

A segunda-feira, 8, promete ser movimentada no Legislativo Municipal. A partir das 16 horas, os vereadores começam a analisar cinco novos projetos. Todos eles foram encaminhados pela Prefeitura de Santa Cruz. O governo quer autorização para pavimentar e realizar a cobrança da contribuição de melhoria nas estradas de Boa Vista e de Linha Saraiva.

Outra matéria prevê a abertura de um crédito especial de R$ 25 mil para a Secretaria da Saúde. O recurso é para ações de prevenção ao câncer de colo de útero. Na mesma linha, o Executivo quer assinar um termo de colaboração com a Associação de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero. A quinta proposta estabelece que o município vai subsidiar juros e encargos financeiros aos profissionais e pequenos empreendimentos afetados pela enchente e que precisam de recursos através do Banco do Povo, seja por bancos tradicionais ou por instituições cooperativas de crédito.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Deputados destinam R$ 10 milhões para entidades de Santa Cruz

Publicidade

No entanto, o principal assunto está entre os requerimentos. É o pedido feito pelos vereadores Nicole Weber, do Podemos, e Leonel Garibaldi, do Novo, para que o vereador afastado Henrique Hermany, do Progressistas, passe por um processo de cassação. A solicitação foi protocolada na última semana, após o relatório final do Conselho de Ética ser aprovado em plenário. Como as sanções estabelecidas no regimento da Câmara foram consideradas brandas, os dois vereadores decidiram entrar com um pedido de cassação em função das denúncias levantadas pela Operação Controle, do Ministério Público.

LEIA MAIS: VÍDEO: vereadores protocolam pedido de cassação de Henrique Hermany

Publicidade

Como autores, Nicole Weber e Leonel Garibaldi não participam da votação e vão ceder as cadeiras para os suplentes que vão votar se aceitam ou não a abertura do processo que pode resultar na perda do mandato de Henrique Hermany. Se o plenário concordar com a tramitação, a reunião vai ser interrompida e ocorre um sorteio que vai definir os três vereadores que vão integrar a Comissão Parlamentar Processante. Não participam do sorteio Nicole Weber e Leonel Garibaldi, como autores do requerimento, nem os suplentes deles. O mesmo ocorre com o presidente da casa, Gerson Trevisan. Com isso, são 14 vereadores que podem ser sorteados. Definidos os integrantes, eles escolhem quem vai ser o presidente, o vice e o relator.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: TSE detalha perfil do eleitorado santa-cruzense

Ainda no decorrer da semana, deve acontecer a definição do cronograma de trabalho e Henrique Hermany deve ser comunicado oficialmente sobre a abertura da investigação na Câmara de Vereadores. A partir daí, o prazo é de 90 dias para a conclusão dos trabalhos. O relatório final precisa ser votado em plenário. Já se o requerimento desta segunda for rejeitado, o assunto é arquivado.

Publicidade

A sessão ordinária ocorre a partir das 16 horas. Antes, às 14, há audiência pública da Comissão de Obras para debater um projeto que faz ajustes no Plano Diretor de Santa Cruz. Já após a reunião ordinária, a Câmara realizar uma reunião solene para homenagear a Igreja Evangélica de Confissão Luterana. A solicitação partiu da vereadora Nicole Weber e começa às 19h30.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

Publicidade

© 2021 Gazeta