Categories: Regional

Câmara debate medidas adotadas pela Prefeitura no enfrentamento ao coronavírus

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou na tarde dessa segunda-feira, 17, reunião especial para tratar de questões relativas à pandemia do novo coronavírus no município. O encontro, proposto pelo vereador Carlão Smidt (PSDB), teve a presença do secretário Municipal de Saúde, Giovani Alles, do médico infectologista Marcelo Carneiro e da presidente da subseção da OAB de Santa Cruz do Sul, Rosemari Hoffmeister, dentre outras pessoas ligadas ao enfrentamento da doença.

Conforme Carlão, o objetivo foi esclarecer aos vereadores e à população santa-cruzense algumas decisões e medidas tomadas pela Prefeitura sobre proibições e restrições impostas no município e também em relação à aplicação de testes rápidos em pessoas que procuram o Hospital de Campanha. “O objetivo é esclarecer e construir. É uma situação atípica que estamos vivendo e não temos a noção de quando efetivamente isso vai parar”, afirma.

LEIA TAMBÉM
Santa Cruz vai manter Hospital de Campanha por mais 30 dias
Expectativa é que Santa Cruz mantenha estabilidade nos resultados de testes rápidos

Publicidade

Em breve apresentação logo após a abertura dos trabalhos o médico infectologista Marcelo Carneiro explicou algumas questões, como os critérios para a aplicação dos testes na população. Conforme a normativa emitida pelo governo do Estado, que serve de base para a decisão das autoridades de saúde municipais, a testagem observa pontos como estratégias de saúde e custos para definir quem deve ou não passar pelo procedimento; portanto, nem todas as pessoas que procuram atendimento são testadas.

O vereador Alberto Heck (PT) questionou o acompanhamento posterior dos pacientes considerados curados, tendo como exemplo a reportagem veiculada na Gazeta do Sul dessa segunda-feira, onde o primeiro infectado de Santa Cruz reclama da falta de assistência. Segundo Luciana Weiss Kist, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, o órgão tem mais de 9 mil pessoas para contatar, tornando-se inviável o acompanhamento de cada um. Ela informou não se tratar de negligência do Poder Público e disse que todo paciente pode procurar atendimento sempre que julgar necessário.

LEIA: ‘Tentei voltar ao normal e não consigo’, diz paciente que teve Covid-19

Publicidade

Casos na Secretaria de Obras e pedidos de flexibilização

Sobre o contágio entre servidores da Secretaria Municipal de Obras, Luciana Weiss Kist informou que são 15 os resultados confirmados, com 70 testes aplicados. Segundo ela, o hábito das equipes de se reunirem para as refeições contribuiu para a disseminação da doença. “Hoje não dá para todo mundo almoçar junto, principalmente em ambientes pequenos. Não basta somente usar a máscara e lavar as mãos”, frisou o médico Marcelo Carneiro.

A flexibilização de algumas normas também esteve na pauta. Mathias Bertram (PTB) pediu maior agilidade nas decisões do Gabinete de Emergências, enquanto Bruna Molz (Republicanos) levantou a possibilidade de uma abertura dos cinemas, fechados há cinco meses. Rosemari Hoffmeister, integrante do Gabinete, respondeu que o órgão está observando constantemente a situação e reavaliando as posições. No caso da liberação dos cinemas, a decisão não compete ao Município e sim ao governo do Estado.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.