Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VALE DO RIO PARDO

Câmara debate alterações no Plano Diretor com representantes da construção civil

Reunião com grupo de vereadores ocorreu na semana passada, na sede da Assemp

O escritório regional Vale do Rio Pardo do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) promoveu, na última quinta-feira, 12, reunião-almoço com os vereadores de Santa Cruz do Sul para discutir alterações no Plano Diretor. O evento, realizado na sede da Assemp, contou com a presença de representantes de 20 empresas do setor e profissionais da área, além do presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Rabuske (PTB), e dos parlamentares Henrique Hermany (PP), Gerson Trevisan (PSDB), Francisco Carlos Smidt (PSDB), Bruno Faller (PDT) e Leonel Garibaldi (Novo).

O vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenador do escritório regional VRP, Carlos Augusto Gerhard, falou sobre a evolução do setor da construção no município. Também ressaltou a importância do debate em torno no Plano Diretor, documento que regulamenta as atividades da construção civil e fundamental para o desenvolvimento. “Precisamos repensar a cidade a longo prazo, beneficiando toda a sociedade. O setor da construção, que é fundamental na geração de renda e empregos, está à disposição para ajudar a desenvolver este novo modelo, baseado na valorização da cidade, na atração de novos investidores e na melhoria da qualidade de vida”, frisou.

Após diversas contribuições dos empresários e dos vereadores relacionadas ao Plano Diretor, o presidente da Câmara, Rodrigo Rabuske, se colocou à disposição para somar na discussão sobre o tema. “Que bom ver um grupo seleto como este preocupado com futuro da cidade, assim como nós. Somos parceiros para buscar alternativas e evoluir de fato”, destacou o vereador. Ele ainda reforçou o convite para que todos participem da reunião especial sobre o Plano Diretor proposta pelo vereador Gerson Trevisan, que ocorre nesta segunda-feira, 16, às 14 horas, no plenário da Câmara.

Publicidade

LEIA MAIS: Tecnologia vai agilizar a análise de novos projetos na construção civil em Santa Cruz

Saiba mais

O Plano Diretor de Desenvolvimento Social e Urbano de Santa Cruz do Sul teve sua primeira versão instituída pela lei 1.664, de 29 de dezembro de 1977. Tem como objetivo regular e ordenar a ocupação do solo, a expansão urbana e a preservação ambiental de todas as áreas do município. O Plano também estabelece diretrizes para as leis complementares que regulam as atividades e o desenvolvimento social como Código de Posturas, Código Tributário, Código de Obras, Lei do Loteamento, Lei de Preservação Ambiental, Lei de Desenvolvimento Industrial, Lei de Uso do Solo e outras. Basicamente, sua proposta é facilitar o acesso da população aos bens sociais e econômicos como trabalho, habitação, transporte, saneamento básico, educação, saúde, patrimônio histórico e cultural, integrados em um meio ambiente equilibrado.

Como o plano é atualizado a cada quatro anos – a última mudança ocorreu em 2019 –, o setor da construção quer iniciar de forma antecipada a discussão sobre temas relevantes e prioritários, como melhoria dos índices construtivos, recuos, zoneamento e o Código de Obras. O Sinduscon-RS ainda sugeriu a contratação pelo Poder Público, com apoio das entidades e da iniciativa privada, de uma consultoria independente para realizar planejamento de longo prazo, baseado em critérios técnicos, que beneficie toda a comunidade.

Publicidade

LEIA MAIS: Nova unidade da bandeira Via Atacadista vai gerar 150 empregos em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.