Ao promulgar na sexta-feira, 9, a lei que institui o novo Regimento Interno da Câmara, o presidente Rodrigo Rabuske (PTB) anunciou para 18 de outubro a inauguração do sistema eletrônico. Com isso, toda a tramitação e votação de matérias passarão a ocorrer de forma digital, a exemplo da Câmara dos Deputados, Senado e Assembleia Legislativa. Atualmente, o protocolo de projetos ainda exige versões impressas e as votações no plenário ocorrem à moda tradicional – quem é a favor permanece sentado e quem é contra se levanta da cadeira.
LEIA MAIS: Novo regimento interno atualiza funcionamento da Câmara; veja o que vai mudar
Essa é a primeira reforma regimental realizada pelo Legislativo local em 30 anos. “O Regimento Interno atual, que teve sua última atualização em 1991, foi essencial e regulamentou a atuação do Legislativo até o presente momento, mas carece de atualizações frente ao cenário digital e os novos desafios do Parlamento nos dias atuais”, disse Rabuske. As alterações vão entrar em vigor já na segunda-feira, 12, quando a sessão ordinária passará a ser mais enxuta. Também está previsto, a partir do próximo mês, o funcionamento da Tribuna Popular.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.