Após a parada em virtude da pandemia do coronavírus, nesta segunda-feira, 27, ocorreu a retomada das sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Sobradinho. Foi realizada a oitava sessão do ano, na Sala de Sessões Ottmar Kessler.
Foi aprovado o projeto de lei que autoriza o Executivo Municipal a contratar em regime de emergência e sem concurso público um auxiliar de cuidador de abrigo institucional. Essa contratação visa suprir a necessidade junto à Casa de Passagem São Nicolau, para adequação da equipe técnica conforme estabelecido nas orientações técnicas do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.
Recebeu aprovação o projeto de lei que extingue os cargos em comissão de chefe do setor de atendimento da Casa de Passagem e do encarregado do núcleo agrícola, cria dois cargos em comissão, ou sob a forma de função gratificada, de coordenador da divisão de transportes.
Publicidade
Também foi aprovado o projeto de lei que cria um cargo em comissão de assessor jurídico para assuntos processuais e administrativos. As atividades a serem desenvolvidas pelo servidor são de assessorar as atividades processuais e administrativas da Secretara de Administração do município.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Sobradinho destina R$ 30 mil para o enfrentamento do coronavírus
Outro projeto que também recebeu aprovação determina alteração de dispositivos da Lei Municipal que reestrutura o regime próprio de Previdência Social dos servidores efetivos do município. O projeto trata sobre a adequação da legislação previdenciária municipal, em decorrência da promulgação da emenda constitucional nº 103 de 12 de dezembro de 2019.
Publicidade
Foi baixado em comissão o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a conceder uso gratuito de imóvel de propriedade do município para instalação da metalúrgica Metal Forte Ltda, para se estabelecer com fabricação de estruturas pré-moldadas em concreto e metálicas. Também foi baixado em comissão o projeto de lei que reclassifica padrões de cargos em comissão, reclassificando o cargo em comissão de diretor de contabilidade para este padrão.
Tribuna
O vereador Tuki Siman (PDT) disse que existe uma preocupação exagerada em relação ao coronavírus, e segundo ele, isso fez com que as pessoas se esquecessem dos outros problemas. Conforme o vereador agora “todos morrem de coronavírus”. Tuki afirmou que 70% dos casos da pandemia supostamente foram forjado por aqueles que querem destruir o presidente Jair Bolsonaro. Ele ainda colocou que as medidas preventivas adotadas pelo comércio vão diminuir a circulação nos estabelecimentos e que só o tempo será capaz de dizer se isso realmente era necessário.
Valdecir Bilhan (PTB) criticou os vendedores ambulantes, que segundo ele, estão prejudicado o comércio local, já que realizam as vendas sem pagar impostos e sem oferecer empregos para a população. Bilhan enfatizou que a fiscalização do município deveria ser mais efetiva em relação a esse comércio ambulante.
Publicidade
A vereadora Solange Guerreiro (MDB) salientou a importância da chuva que caiu no município. Ela destacou que conversou com o gerente da Corsan na semana passada, e este relatou que a situação do abastecimento de água está bem complicada. Ela pediu que a população economize água e busque adotar medidas de reutilização do recurso.
LEIA MAIS: Corsan alerta para a necessidade de economizar água na região Centro-Serra
Éder Librelotto (PP) ressaltou que a estiagem que afeta a região é uma das piores dos últimos anos. Ele frisou que fez o encaminhamento do pedido da instalação de uma estação meteorológica no município para o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho. O documento com o pedido também foi assinado pelo secretário da Agricultura de Sobradinho, Jair Cremonese. Conforme Éder, essa instalação beneficiaria tanto a agricultura como também o turismo local. O vereador destacou o trabalho dos profissionais da saúde, frisando que é importante respeitar e valorizar os trabalhadores principalmente neste momento atual.
Publicidade
O vereador Luiz Freitas (PP) revelou estar preocupado com a educação municipal. Conforme ele, as atividades que estão sendo desenvolvidas em casa são interessantes, mas é importante criar um plano para aqueles alunos que não tem acesso à internet. Freitas disse que é preciso discutir ideias inovadoras para readaptar o calendário escolar. O vereador também ressaltou a campanha que está ocorrendo em favor do comércio local, relatando a importância de comprar nos estabelecimentos do município, ajudando a manter os postos de trabalho e a economia local.
LEIA TAMBÉM: Caso suspeito de coronavírus em Sobradinho testa negativo
Publicidade
This website uses cookies.