Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

valorização

Câmara de Vereadores de Candelária inaugura galeria “8 de Março”

Foto: Matheus Haetinger/Câmara de Vereadores de Candelária

Durante a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada na noite dessa terça-feira, 8, foi inaugurada na Câmara de Vereadores de Candelária um espaço para dar destaque às mulheres que foram vereadoras ao longo da história do município. A galeria “8 de março” foi uma proposição da bancada do PSB e MDB apresentada no ano passado.

O espaço conta com fotos das oito mulheres que já ocuparam ou ainda ocupam uma cadeira no Legislativo. A participação feminina na Câmara iniciou em 1952 com Zenith Heinze, que foi a primeira mulher a conquistar uma vaga, atuando até o ano de 1955. Só que demorou 45 anos para outra mulher ingressar no Legislativo. Isso aconteceu em 1997 com Rosane Moura, que foi vereadora por três legislaturas, até o ano de 2008.

LEIA MAIS: “Existem mecanismos sociais que nos impedem de conseguir avançar”, diz cientista política

Publicidade

Além das duas vereadoras, também conquistou espaço na política de Candelária, a vereadora Cristina Rohde, em 2009. Cristina está no quarto mandado consecutivo. Lurdes Ellwagner, que ficou suplente na última eleição e, atualmente, ocupa uma vaga de vereadora, participou entre 2013 e 2020. Sandra Gehwer cumpriu um mandato como vereadora entre 2017 e 2020. Outra mulher que entrou para a história da política local foi a vereadora Jaira Diehl. Ela foi eleita em 2016 e reeleita em 2020. Atualmente, atua como secretária municipal de Assistência Social.

No último pleito, o Legislativo ganhou duas novas mulheres. Ginevra da Silveira e Alexandra Bini foram eleitas como vereadoras e cumprem o primeiro mandato. Uma das proponentes da Galeria “8 de março”, Ginevra da Silveira, destacou que as mulheres têm buscado ocupar espaços na sociedade e também na política. “Analisando o histórico da Câmara, percebe-se que vem ocorrendo um crescimento da participação feminina. Nesta última eleição as mulheres ocuparam quatro das 13 cadeiras, o que representa 30% das vagas”, comentou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.