ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Câmara de Vereadores aprova reforma no transporte urbano

Os vereadores de Santa Cruz aprovaram, na tarde desta segunda-feira, 18,, em sessão extraordinária, a reforma no sistema de transporte coletivo urbano. A proposta prevê uma série de mudanças, como integração tarifária e utilização de micro-ônibus em algumas linhas, para evitar novos aumentos na tarifa.

Na semana passada, a prefeita Helena Hermany (Progressistas) assinou decreto mantendo a tarifa nos atuais R$ 4,45 pelo menos até o início do ano que vem. O governo espera que, com a redução no custo da operação e as melhorias, que incluem também ampliação de horários, o volume de passageiros aumente. Não se descarta, inclusive, uma redução na passagem. O Palacinho também passará a bancar as isenções e meias passagens para idosos, estudantes e pessoas com deficiência nos meses em que houver déficit.

Publicidade

LEIA MAIS: Tarifa de ônibus urbano será mantida; veja o que muda no serviço

Publicidade

Pouco antes da sessão, o governo encaminhou uma mensagem retificativa, retirando um trecho do texto que dispensava a presença de cobradores em veículos que operam itinerários especiais. A demanda partiu de um grupo de funcionários do serviço que foi recebida pelo governo nesta manhã. Ainda assim, o plano do governo prevê diminuição de mais de 20 profissionais, reflexo da redução no número de ônibus e da retirada de cobradores em alguns horários, como nos finais de semana.

A aprovação se deu por unanimidade, mas alguns vereadores criticaram o fato de o projeto não ter seguido a tramitação regular – a votação ocorreu menos de uma semana após o envio da proposta. “Temos que votar a toque de caixa um projeto de lei com 86 artigos e bastante técnico”, disse Carlão Smidt (PSDB). O Sindicato dos Comerciários chegou a pedir formalmente que a votação fosse adiada e o assunto fosse submetido a uma audiência pública. Outros, porém, defenderam as medidas por evitar uma escalada tarifária. “Estamos indo para o terceiro ano com a mesma tarifa. Me mostrem o que continua com o mesmo preço há três anos”, afirmou Bruno Faller (PDT).

Confira o que vai mudar:

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta