De olho em investimentos privados para diversificar a zona rural, a Prefeitura de Santa Cruz conseguiu aprovar nesta segunda-feira, 27, na Câmara de Vereadores, um projeto de lei para ampliar a atuação da Patrulha Agrícola. Atualmente, a legislação autoriza que serviços prestados com o objetivo de instalação de agroindústrias, pavilhões comunitários e escolas tenham os custos 100% subsidiados. Com a alteração, também entrarão na regra construções rurais – estufas, aviários e confinamentos, entre outros – e instalações de pomares.
Dentre os investimentos que estão no radar da Prefeitura, está o de uma unidade de produção de leite da Dália Alimentos. Pelos cálculos do Município, caso o projeto se concretizasse, a empresa entraria de cara entre as 20 maiores do município em valor adicionado de ICMS. O governo já dispõe, inclusive, de áreas na região de São José da Reserva que poderiam ser cedidas. A empresa, porém, ainda estuda outras possibilidades. O Executivo também usca fomentar a implantação de um aviário e de uma unidade de produção de nozes orgânicas.
LEIA TAMBÉM: Debate sobre tração animal retorna à Câmara de Vereadores de Santa Cruz
Publicidade
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Hardi Panke, o ajuste foi necessário porque a lei atual não é clara quanto à possibilidade de a Prefeitura atuar em projetos como esses. A maior demanda da Patrulha Agrícola, que completa 20 anos em 2022, envolve o subsídio de horas-máquina para agricultores, mas o governo tem como uma das metas prioritárias fomentar a diversificação. “Com a nova lei, teremos mais segurança jurídica para apoiar empreendimentos maiores no agronegócio”, observou. A aprovação na Câmara se deu por unanimidade.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.