Categories: Regional

Câmara de Vereadores aprova cerveja em estádios

Os vereadores de Santa Cruz do Sul aprovaram na noite dessa segunda-feira, 10, por unanimidade, um projeto que regulamenta a venda e o consumo de cerveja nos estádios esportivos do município. A prática é vedada por leis superiores.

De autoria do vereador Ari Thessing (PT), o projeto estabelece uma série de restrições, como limite de teor alcoólico e a exigência de que as bebidas sejam servidas em copos ou garrafas de plástico (veja quadro). Além disso, prevê sanções aos clubes em caso de descumprimento das regras, que podem chegar à cassação do alvará.

Ao defender a aprovação da matéria na tribuna, Thessing chamou de “hipocrisia” a atual proibição já que, segundo ele, não há ligação entre o consumo de bebidas e a violência nos estádios. O petista lembrou que, no último fim de semana, por exemplo, houve conflitos durante partidas do Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro e em Porto Alegre (onde torcedores do Internacional depredaram partes do estádio e entraram em confronto com a polícia). “Na Copa do Mundo de 2014, teve bebida nos estádios e não houve problemas”, alegou.

Publicidade

Thessing também afirmou que a comercialização de cerveja pode se tornar uma fonte importante de receita para os clubes de futebol, argumento que foi corroborado por outros vereadores. “Os clubes precisam de recursos e estão cada vez mais sem ajuda”, disse Marthias Bertram (PTB). Dirigentes do Esporte Clube Avenida e do Futebol Clube Santa Cruz, que declararam apoio ao projeto, acompanharam a sessão.

Porto Alegre

O projeto aprovado pelos vereadores é praticamente idêntico a um que passou pela Câmara de Porto Alegre em fevereiro de 2015, de autoria do então vereador Alceu Brasinha (PTB). Na ocasião, o projeto acabou vetado pelo então prefeito José Fortunati (PDT), que invocou as leis federal e estadual. Em maio, a Câmara acolheu o veto. Com isso, a lei não chegou a entrar em vigor.

Publicidade

Possibilidade de veto é considerada grande

Com a aprovação na Câmara, o projeto segue agora para o prefeito Telmo Kirst (PP), que pode sancioná-lo ou vetá-lo. O Palacinho ainda não se manifestou sobre o assunto, mas a possibilidade de veto é considerada grande, já que atualmente existem leis tanto na esfera estadual quanto federal que claramente vedam a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios esportivos.

A proibição está prevista no chamado Estatuto de Defesa do Torcedor, em vigor desde 2003, que prevê, dentre as condições para acesso e permanência do torcedor no ambiente esportivo, “não portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência”.

Publicidade

Já a lei estadual 12.916, de autoria do ex-deputado Miki Breier, que entrou em vigor em 1º de abril de 2009, proíbe taxativamente “a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e nos ginásios de esportes do Estado do Rio Grande do Sul”. n

O QUE DIZ O PROJETO

1 – A autorização se restringe a cerveja, sem incluir qualquer outra bebida alcoólica. Além disso, as marcas vendidas não poderão ter teor alcoólico superior a 14%.

Publicidade

2 – A venda e o consumo só poderão ser feitas em bares e lanchonetes antes do início dos jogos, durante o intervalo ou após o encerramento. Em camarotes e áreas VIP, poderão ocorrer também durante as partidas.

3 – As cervejas deverão ser servidas em copos ou garrafas plásticas.

4 – A venda e entrega de cerveja a pessoas menores de idade são vedadas, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Publicidade

5 – No caso de descumprimento de algum dispositivo da lei, estão previstas punições aos clubes que podem ser de advertência, multa e até cassação do alvará. 

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.