A Câmara de Vereadores de Vera Cruz repassou R$ 200 mil ao Executivo. A cerimônia simbólica da transferência do valor foi realizada na manhã dessa quinta-feira, 16, e contou com a presença do prefeito Gilson Becker e do presidente do Legislativo, Mártin Nyland, entre outros vereadores, secretários e autoridades. Os recursos serão utilizados na reconstrução das áreas destruídas pelas enxurradas e na prevenção de novos prejuízos provocados pelas chuvas.
“Quero agradecer à Câmara de Vereadores que, durante a nossa gestão, sempre foi muito parceira em todas as ações, independente de partido”, declarou Becker. Segundo ele, a contratação de máquinas e operadores terceirizados está sendo necessária para o reparo de estradas e outras estruturas, então há novas despesas que serão pagas, em parte, com esse recurso adicional alcançado pelo Legislativo. A compra de móveis e outros tipos de auxílio às famílias que perderam seus pertences também é uma das possibilidades de investimento.
LEIA TAMBÉM: Condições precárias dificultam trafegabilidade na rota alternativa de Albardão
Publicidade
O prefeito acrescenta que todas as ações executadas até agora foram com recursos próprios do Município ou por meio de voluntários. Não houve nenhum repasse de recursos dos governos estadual e federal.
“Se ficássemos esperando alguma movimentação por parte do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) ou do Estado, estaríamos possivelmente ilhados”, afirmou. Ele entende que a Prefeitura precisa tomar a iniciativa para recuperar o que foi destruído e, a partir de agora, buscar habilitação para receber auxílio financeiro externo.
LEIA TAMBÉM: Caixa autoriza saque calamidade para moradores de Vera Cruz
Publicidade
Becker enfatizou que todas as intervenções feitas nas rodovias ERS-409, ERS-412, VRS-847 e RSC-153, entre outras, são definitivas e restam apenas a colocação da camada asfáltica e outros acabamentos. “O trabalho nas bases foi bem feito justamente para que não seja necessário refazer depois.” Essa agilidade para liberar os acessos, frisou o gestor, é necessária para evitar os prejuízos que acompanham a dificuldade de deslocamento. “Para isso se faz todo esse esforço, mesmo não sendo competência direta do Município.”
O prefeito Gilson Becker salientou que já estava em andamento um estudo socioambiental liderado pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), que agora será intensificado. Em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a ação tem como propósito verificar a situação de sistemas de drenagem, áreas alagáveis e revisão dos planos de saneamento. Depois de concluído, o objetivo é que ele sirva para embasar licenciamentos ambientais, investimentos em novas áreas, preservação e demais questões pertinentes.
Colaborou John Kaercher Machado
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.