GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Câmara aprova repasse para o Parque do Imigrante

Parque do Imigrante – Volkspark terá sua estrutura montada aos visitantes dentro da Granja Municipal, em Linha Santa Cruz

A Câmara de Vereadores aprovou na segunda-feira, por unanimidade, o projeto 197/2023, que trata da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Associação dos Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc). A partir dessa concordância do Legislativo, o Município poderá repassar R$ 117.660,00 para a entidade. O objetivo é a realização do projeto macro (documento) do Parque do Imigrante – Volkspark, que será instalado na área da Granja Municipal, em Linha Santa Cruz.

O presidente da Amorlisc e da Comissão Pró-Parque do Imigrante, Ricardo Luís Bringmann, diz que a partir dessa liberação de recursos, em até 60 dias os profissionais de engenharia e arquitetura devem entregar o documento para que seja possível o início da captação de recursos públicos e da iniciativa privada.

Publicidade

LEIA MAIS: Projeto de cedência da área para construção do Parque do Imigrante é aprovado na Câmara

Publicidade

Bringmann reforça, porém, que para cada atrativo de maior vulto será necessária a elaboração de um projeto específico, permitindo, assim, que se busque verba federal na área do turismo. “Acreditamos que possamos conseguir parcerias com empresas e entidades locais para custear a elaboração dos projetos e, depois, contatar nossos representantes para conquistar recursos a fundo perdido”, antecipa o presidente.

As visitas, porém, poderão começar antes que toda a estrutura esteja concluída. O secretário municipal de Obras, Edmar Hermany, confirmou à Amorlisc que a equipe já pode fazer serviços básicos, como o acesso, estacionamento, playground e sanitários. “Vemos um grande número de pessoas no aeroporto nos fins de semana. E esse público já poderá usufruir dos espaços do Volkspark, com pôr-do-sol, banheiros e um espaço agradável”, afirma Bringmann.

Publicidade

A intenção é transformar o local em um ponto de referência turística e histórica, em especial, aproveitando a aproximação com centros como a Região Metropolitana e com atrativos do turismo – principalmente o religioso – nos vales do Rio Pardo e Taquari.

Publicidade

Ricardo Bringmann destaca os atrativos que vão ser disponibilizados na estrutura | Foto: Alencar da Rosa

LEIA MAIS: Reformas em espaços culturais e VolksPark: veja anúncios feitos no Café da Imigração

Atrativos do Volkspark

O Parque do Imigrante – Volkspark ocupa, inicialmente, uma área de 5,4 hectares da Granja Municipal em Linha Santa Cruz. A pretensão é chegar a mais 4 hectares. No espaço serão criados ambientes que reforcem a histórica vinda dos imigrantes alemães, em especial, seus hábitos entre os anos de 1850 e 1900.

Publicidade

Duas estruturas maiores devem chamar a atenção do público visitante, que é a roda-d’água como fonte de energia e força de outros tempos e a réplica do veleiro que trazia os europeus ao Brasil. Uma prática atual, que é a utilização da energia renovável, permitirá a integração do passado com o presente.

Publicidade

O presidente da Amorlisc e da Comissão Pró-Parque do Imigrante, Ricardo Luís Bringmann, ressalta que a estrutura será uma contribuição de Santa Cruz do Sul – que é a segunda colônia alemã no Rio Grande do Sul, atrás de São Leopoldo – à comemoração dos 200 anos de imigração germânica, que se completarão em 2024.

LEIA TAMBÉM: Organização da 38ª Oktoberfest e Feirasul espera receber 500 mil visitantes

Comissão

Publicidade

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta