Categories: Santa Cruz do Sul

Câmara aprova recursos para implantação de açudes no interior

A Câmara de Santa Cruz aprovou, na noite desta segunda-feira, 27, uma suplementação orçamentária para a Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo de viabilizar novas implantações de reservatórios de água em propriedades na zona rural do município. A intenção é preparar o interior para um possível período longo de falta de chuvas nos próximos meses.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Hardi Panke, a abertura de açudes e aguadas vêm ocorrendo desde o início do ano, inclusive nas épocas mais chuvosas, com recursos do Fundo Municipal de Agricultura. Diante da previsão de que a primavera será marcada por um volume menor de precipitação como consequência do fenômeno La Niña, essas obras tornaram-se prioridade, com a meta de minimizar os impactos e evitar um cenário como o da estiagem prolongada entre 2019 e 2020, que deixou diversas regiões desabastecidas. “Não adianta correr quando a seca já está aí. Temos que fazer um trabalho preventivo”, observou o secretário. A suplementação será de cerca de R$ 180 mil e as obras serão realizadas por empresa terceirizada.

LEIA MAIS: “O cenário não tende a se tornar positivo”, diz meteorologista sobre seca no Estado

Publicidade

A secretaria pretende priorizar regiões onde a situação é mais crítica em termos de abastecimento, a partir de um levantamento dos pedidos de cargas d’água registrados durante a última estiagem feito pela Secretaria de Meio Ambiente. Conforme Panke, os maiores problemas estão em zonas altas que não são atendidas por redes hídricas. Em São Martinho, por exemplo, houve mais de 130 pedidos de cargas naquela ocasião. “Tudo o que fizermos agora, vai nos poupar depois em gastos com transporte de caminhões pipa e hora extra de servidores”, acrescentou.

Para serem contemplados com açudes ou aguadas, os produtores precisam se inscrever junto à Secretaria da Agricultura. Os atendimentos são realizados por ordem de inscrição.

LEIA MAIS: Perfuração de poços beneficia sete municípios da região; veja quais são

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.