Categories: Santa Cruz do Sul

Câmara aprova projeto que obriga fechamento de portões em escolas

Embora com votos favoráveis de apenas seis dos 17 vereadores, a Câmara de Santa Cruz aprovou nesta segunda-feira, 9, o projeto de lei que obriga as escolas do município a manterem os portões fechados durante as aulas. Pela proposta, os acessos às instalações dos educandários, tanto da rede pública quanto da rede privada, só poderiam ser abertos em horários predeterminados, no início e ao final dos turnos.

O projeto foi apresentado pelo vereador Carlão Smidt (PSDB) no início de maio, dias após a invasão de uma creche em Saudades (Santa Catarina), que levou à morte de três e duas funcionárias por um homem armado. Na tribuna, o tucano alegou que atentados como esse podem ser evitados com o fechamento dos acessos às escolas e relatou, inclusive, que fez uma visita a uma escola municipal e, na ocasião, encontrou os portões abertos. “Me deparei com nenhuma dificuldade para entrar na escola. Evidentemente que isso é uma exposição enorme para os trabalhadores que estão lá e, especialmente, para as crianças”, observou. Carlão destacou ainda que, se sancionada, a lei não vai gerar qualquer despesa ao erário público.

Além do autor, votaram a favor apenas os três vereadores do PTB, Alberto Heck (PT) e Gerson Trevisan (PSDB). A aprovação se deu porque todos os demais se abstiveram – ou seja, não votaram contra. O assunto segue agora para análise da prefeita Helena Hermany (Progressistas), que pode sancionar ou vetar o projeto.

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.