Categories: Santa Cruz do Sul

Câmara aprova projeto para coibir furtos de fios

A Câmara de Santa Cruz aprovou, nesta segunda-feira, 13, um projeto de lei que prevê multa pesada para estabelecimentos e pessoas físicas que comercializarem cobre, alumínio, estanho e ferro sem procedência no município. De autoria do vereador Gerson Trevisan (PSDB), a proposta é uma reação à recente onda de furtos de materiais como fios de cobre e tampas de bueiros no município.

O projeto, que segue agora para análise da prefeita Helena Hermany (Progressistas), discrimina os seguintes materiais: fios ou cabos de cobre, tampas e grades de bueiros, tampas de reservatórios de postos de combustíveis, tampas de inspeção da telefonia subterrânea e tampas da rede de esgoto, além de alumínio, estanho e ferro, exceto nos casos de descartáveis de uso doméstico, industrial e comercial.

Quem for flagrado vendendo, estocando, beneficiando, reciclando ou transportando ficaria sujeito a multa de nada menos que 100 UPMs, o que equivale a mais de R$ 33,9 mil. Além disso, os estabelecimentos teriam o alvará de funcionamento cassado. O texto, porém, não especifica a quem caberia a fiscalização.

Publicidade

LEIA MAIS: Vereador sugere congelamento de valores do IPTU no ano que vem

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.